O marketing é uma ciência que está em constante atualização, que tem como finalidade identificar, antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes, com objetivo também nos lucros e resultado final. Essa é uma área que tem como intuito suprir os desejos dos clientes, expondo mecanismos e métodos que estimulam o desejo desse consumidor em buscar o seu produto/serviço.
Aqueles que desejam compreender como aplicar o marketing ao seu negócio também precisam ter em mente que não se trata de apenas divulgar o produto/serviço, o marketing engloba uma série de conceitos, estratégias, canais e metodologias que passam constantemente por mudanças ao longo dos anos para se adaptar às tantas transformações, principalmente sociais.
“Todo planejamento estratégico de marketing é focado em três fatores, na visão: onde a empresa quer chegar, na missão: o objetivo da empresa e os valores: o que ela acredita e segue. Através dessa tríade, o marketing se inspira para poder delinear as ações e fazer a gestão de marca para que ela tenha visibilidade entre os consumidores. Por meio do marketing a empresa consegue atingir os seus objetivos mercadológicos de posicionamento e traçar estratégia para ampliar o mercado, sem isso a empresa não vai pra frente”, explica o professor da Universidade Tiradentes (Unit), Mário Eugênio.
Para campanhas políticas e eleitorais, o marketing não é diferente, quando se fala em marketing político e eleitoral nada mais é do que pegar o político, torná-lo um produto e apresentar aos consumidores que serão os eleitores, então as estratégias são parecidas, porque o produto é o político.
“Trabalhar a questão do marketing político e eleitoral é a mesma coisa de divulgar um produto no mercado, que precisa ser trabalhado os atributos e qualidades para que olhem para o político e acreditem que ele é um bom produto, que vai dar resultado e satisfação. Quanto maior o destaque mais vantagem o político vai ter. É um trabalho minucioso que tem que seguir rigorosamente as regras para não sofrer sanções depois, com o mesmo pensamento estratégico de um produto, o político precisa ser bem posicionado para que as pessoas lembrem dele, do número dele para que no dia da eleição vote nele”, ressaltou o professor.
Ou seja, toda estratégia de marketing político deve conter uma comunicação transparente para que o eleitorado tenha consciência dos objetivos e metas do seu candidato. Em outras palavras, o objetivo do marketing político não é só ganhar uma eleição, mas construir a imagem de um candidato de forma sólida e consistente para seu eleitorado.
Marketing na modalidade EAD
O curso de Tecnologia em Marketing na modalidade de Educação a Distância (EAD) da Universidade Tiradentes oferece todos os recursos necessários para a formação de profissionais inovadores, críticos, reflexivos, éticos e empreendedores, desenvolvendo habilidades para identificar e satisfazer as necessidades do consumidor.
A grade curricular do curso divide-se entre as áreas de exatas e humanas, trazendo ensinamentos sobre estratégias empresariais, fundamentos da administração, contabilidade, estatística e economia. Há também os conteúdos relacionados à psicologia, comportamento do consumidor, ética, comunicação empresarial, direitos humanos, gestão de comunicação e mídias.
“O aluno vai ver todos os tipos de especialidades do marketing, disciplinas como marketing de serviço, digital, planejamento estratégico, neuromarketing, comportamento do consumidor, vai ter um acesso amplo a todas as vertentes que o marketing trabalha, as bases para o planejamento estratégico, a construção a análise de mercado, que é algo fundamental. Sem esquecer o lado cidadão, pois não tem como falar de marketing sem falar de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cidadania para que a gente consiga formar no aluno o senso crítico e possa construir campanhas que agreguem todos os aspectos de uma comunidade”, destacou o professor.
Leia também: Universidade Tiradentes marca presença no Connection Brasil 2022