ESTUDE NA UNIT
MENU

Portas Abertas: alunos do Colégio Americano Batista visitam a Unit

Os alunos tiveram uma aula de primeiros socorros realizada pelos membros da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência em Enfermagem (Laufen) 

às 20h39
Compartilhe:

Para incentivar a curiosidade sobre as práticas da Enfermagem, o Portas Abertas da Universidade Tiradentes (Unit) trouxe os alunos do ensino médio do Colégio Americano Batista para uma aula prática de primeiros socorros e Reanimação Cardiopulmonar (RCP).

Durante a aula, o professor do curso de Enfermagem, Hilton Ribeiro, apresentou as práticas de primeiros socorros para os alunos visitantes. “É importante falar de primeiros socorros com as crianças e adolescentes para que eles possam se comportar de forma adequada nessas situações. E quanto mais cedo eles tiverem a noção de primeiros socorros, saber analisar o cenário e a quem contatar em certos casos pode fazer uma grande diferença na vida das pessoas, mudando o desfecho de uma tragédia”, afirma.

Os alunos do curso de enfermagem membros da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência em Enfermagem (Laufen), Ana Carolina Leal de Araújo, Gabriel Souza de Oliveira e Lavínia de Monte Fagundes, demonstraram os procedimentos que devem ser realizados. 

“Estamos apresentando a manobra de RCP para que eles tenham noção de como proceder em uma situação de emergência. Eles vão ter a oportunidade de aprender na prática usando os bonecos de simulação. Garanto que ninguém vai sair daqui hoje sem ter aprendido os principais procedimentos para se fazer em uma situação de emergência”, ressalta a estudante de enfermagem, Lavínia de Monte Fagundes.

Os alunos do Colégio Americano Batista aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre a profissão. A aluna do terceiro ano, Débora Martins, 17 anos, afirma que a aula foi uma experiência única para ela. “Sempre quis aprender a aprender os primeiros socorros.  É uma questão de necessidade e deveria ser aprendido nas escolas pra gente ter mais confiança em situações de emergência. E essa aula foi bem esclarecedora porque tive a oportunidade de tirar dúvidas sobre o curso de Enfermagem que é uma das minhas opções para prestar vestibular”, conta. 

O estudante João Vitor Moura, 15 anos, conta que o tour no campus Farolândia foi muito interessante. “Saber o que fazer em uma situação de emergência é muito importante. Aprendi várias coisas importantes que podem ajudar a salvar uma vida. Além da gente ter aprendido na prática, tivemos a oportunidade de conhecer as salas de simulação. Eu achei bem legal conhecer a Unit. Foi a minha primeira vez aqui, e já de cara ver a estrutura da Universidade deixa a gente com vontade de estudar aqui”, diz.

A visita dos estudantes do Colégio foi uma parceria com o Projeto Portas Abertas. De acordo com o coordenador do ensino médio do Colégio Americano Batista, Rafael Hora, estar na Universidade é uma grande oportunidade para os alunos vivenciarem o ambiente acadêmico. 

“Temos um projeto chamado Jornada das Profissões para levar os alunos a campo, não apenas para conhecer a parte acadêmica, mas também a parte prática de cada profissão. E quando a consultora apresentou o Portas Abertas casou exatamente com o que desejava apresentar para os alunos. A Unit já esteve no Colégio apresentando os cursos, mas eu queria fazer o inverso. Trazer os alunos até a Universidade para eles conhecerem o ambiente acadêmico, a estrutura e laboratórios  Desde a entrada eles estavam encantados com a estrutura da Unit, ficaram admirados em conhecer os laboratórios e isso é muito bom porque a gente planta o desejo pelo ambiente universitário”, destaca.

A consultora da equipe Comercial da Unit, responsável pelo projeto, Iasmin Ramos, ressalta que trazer os alunos à Universidade é uma oportunidade para eles vivenciarem o que é um ambiente acadêmico.  “O Projeto Portas Abertas está com um planejamento de ações para colocar os alunos com a mão na massa mesmo. Queremos que além das visitas guiadas, eles possam vivenciar um pouquinho do que os estudantes da graduação vivem. Hoje a aula foi com o curso de Enfermagem, aqui eles puderam ter um gostinho do que o profissional vive diariamente e tiveram uma aula prática que pode mudar completamente a vida deles. E a gente fica muito feliz em contribuir para o desenvolvimento, aprendizado, conhecimento e despertar futuros profissionais”, conclui.

 

Leia mais: Portas Abertas deu início às atividades de 2023

Compartilhe: