Estudantes do 3º ano do Colégio Dinâmico participaram do programa Portas Abertas da Universidade Tiradentes (Unit) no último dia 02. O objetivo é aproximar alunos de escolas de Ensino Médio e cursinhos preparatórios ao mundo universitário.
Durante a visita no Campus Aracaju Farolândia, 40 alunos do Colégio Dinâmico puderam conhecer laboratórios dos cursos de Saúde, além do Tiradentes Innovation Center, Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e a Biblioteca Central.
De acordo com consultora do Núcleo Comercial da Unit, responsável pelo programa Portas Abertas, Iasmim Ramos, o programa é responsável pelo elo entre a Universidade Tiradentes e instituições de ensino.
“Estamos voltando a ter um relacionamento mais próximo com as escolas, porque a gente sabe que é importante para os alunos vivenciarem o que é a Universidade, como também é importante para nós a presença deles aqui. A gente entende que é uma via de mão dupla. Todo mundo sai ganhando. Estamos aqui abertos para todas as escolas que queiram fazer visitas específicas, visitas guiadas, conhecer o campus ou para uma aula diferenciada”, inteira Iasmin.
O professor do FabLab, Sandro Bomfim comentou sobre a importância de manter essa iniciativa. “Apresentamos o laboratório de fabricação digital para os alunos a fim de despertar o desejo deles de estar aqui futuramente. Apresentamos toda a parte de impressão 3D, fresadora de precisão, máquina de recorte, e toda a diversidade de máquinas que temos. Eles ficaram bem animados com tudo isso”, comenta.
O estudante Carlos Tourinho ficou empolgado durante a visita. “Gostei muito! É a segunda vez que venho aqui. A primeira vez foi para conhecer o curso de Educação Física, que é uma área que me interessa. Eu gostei muito de ver a estrutura porque vai me ajudar a escolher qual curso eu pretendo fazer”, diz.
“Agradecemos a oportunidade que a Unit dá de realizar esse projeto porque é através disso que o aluno consegue ter essa vivência na universidade, e até ajuda na escolha do curso que muitos ainda estão indecisos. Com essa vivência, eles conseguem ir mais a fundo e decidir aquilo que querem. Ver na prática cada laboratório, cada experimento que eles vivenciam aqui para eles entenderem na prática aquilo que eles vão ter na universidade é gratificante”, comenta a coordenadora do Colégio Dinâmico, Dani Gonçalves.