Nos dias 19 e 20 de janeiro, os estudantes da Pós-graduação em Urgência, Emergência e Pré-Hospitalar da Universidade Tiradentes (Unit) vivenciaram uma oportunidade única de aprimoramento profissional. Participaram de um curso de imersão com certificação internacional, intitulado Pré-hospital Trauma Life Support (PHTLS). Além das aulas teóricas, os alunos foram desafiados com simulações práticas para aplicação direta dos conhecimentos.
Com duração de 16 horas, o curso PHTLS é um programa educacional que visa sistematizar o atendimento a pacientes vítimas de traumas. É oferecido pela Associação Nacional dos Técnicos em Emergências Médicas (NAEMT), uma organização internacional que certifica cursos de emergência em todo o mundo. Em Sergipe, o curso é promovido pelo Núcleo de Emergência de Educação e Urgência de Sergipe (NESES), em parceria com a Unit.
“Oferecer este curso é um dos nossos diferenciais. Queremos formar alunos com as competências exigidas pelo mercado de trabalho. Nosso foco principal é a competência máxima e a busca pela formação de excelência. Diante disso, percebemos que o PHTLS seria, sem dúvida, um grande diferencial a ser oferecido a esses alunos”, ressalta o membro titular do Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD) da Unit, Lenilson Santos.
A professora instrutora do NESES, Daniele Martins, destaca que o curso é fundamental para profissionais de saúde que atuam na área pré-hospitalar e explica o que eles aprendem durante essa imersão.
“Os participantes aprendem a realizar avaliação inicial e secundária ao paciente vítima de trauma, abordagem ao paciente em trauma crânio-encefálico, trauma raquimedular, abordagem ao paciente vítima de lesões especiais (como queimaduras, trauma em idosos, trauma em gestantes), além de lidar com situações de catástrofes e explosões. O curso também abrange a abordagem em via aérea, trabalho em equipe e uma abordagem integrada ao trauma”, elenca.
Atendendo à demanda do mercado de saúde
O diretor do curso PHTLS, Silas Lawley, enfatiza a demanda crescente por profissionais capacitados na área pré-hospitalar. Ele destaca a universalidade das técnicas ensinadas, proporcionando aos alunos uma habilidade valiosa aplicável em qualquer lugar do mundo.
“As técnicas ensinadas são universais, o curso é padronizado em todo o mundo, seja nos Estados Unidos, na Europa ou em qualquer lugar nas Américas. Certificado pela NAEMT dos Estados Unidos, é reconhecido como o principal curso de atendimento pré-hospitalar globalmente. Portanto, essa é uma oportunidade para os alunos do curso de pós-graduação aprenderem uma habilidade específica que poderão aplicar em suas vidas, independentemente do lugar do mundo onde decidam atuar”, reitera.
A estudante da Pós-graduação em Urgência, Emergência e Pré-Hospitalar da Universidade Unit, Sandreane Costa, conta que escolheu a Unit para realizar o curso por acreditar que a instituição oferece uma formação de excelência e esboçou grande entusiasmo ao saber do curso de PHTLS.
“Escolhi fazer a pós-graduação em urgência e emergência, aqui na Unit, devido ao fato de ser uma pós-graduação renomada, com recursos adequados para uma aprendizagem efetiva e ser considerada a melhor no estado de Sergipe. A expectativa para este curso é que, ao finalizá-lo, eu possa desenvolver as habilidades necessárias na área e me destacar no mercado de trabalho”, pontua.
A iniciativa em proporcionar aos alunos experiências de aprendizado internacional, como o curso PHTLS, reforça seu compromisso com a excelência na formação profissional. A certificação internacional não apenas enriquece o currículo dos alunos, mas também os prepara para desafios globais, contribuindo para a crescente reputação da instituição na área de urgência, emergência e pré-hospitalar.
Leia também: Farmacêutico: profissão em expansão, com oportunidades em diversas áreas