V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Pós-graduação Lato sensu amplia horizontes e carreiras

Seja para se manter atualizado ou ocupar novos postos de trabalho, a pós-graduação lato sensu é essencial para carreira

às 22h28
Discente de Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva da Unit, Walbert Barros
Discente de Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva da Unit, Walbert Barros
Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Tiradentes, professor Dr. Paulo Eduardo Silva Martins
Compartilhe:

Por Stefânia Leal e Raquel Passos

Profissionais atentos ao mercado de trabalho estão em busca constante de especializações e qualificações. Um caminho para aqueles que querem uma maior valorização no mercado e também  mais chances de crescer profissionalmente é a pós-graduação Lato sensu.

Voltados para a preparação do aluno na vida profissional, estes cursos atendem às necessidades do mercado de trabalho cada vez mais acirrado e competitivo para quem está em busca de novas oportunidades de emprego – e até possibilidade de aumento de salário ou promoções.

Para o coordenador da pós-graduação Lato sensu da Universidade Tiradentes, professor Dr. Paulo Eduardo Silva Martins, esta área tem a velocidade de adaptação às tendências e as ferramentas que o mercado oferece. Por isso que, para ele, até mesmo nos períodos de crise, as pessoas buscam pós-graduação para se qualificar. 

“A pós-graduação acaba se transformando em uma boa oportunidade mesmo nos dias de hoje, para quem deseja retornar ao mercado de modo mais fortalecido e atualizado; ou para quem deseja se manter no mercado e pretende, inclusive, melhorar suas entregas com uma formação mais específica”, considera o professor Dr. Paulo Eduardo Martins.

O discente de Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva da Unit, Walbert Barros, observou ainda na graduação a importância de dar continuidade aos estudos e também a necessidade de qualificação frente ao mercado cada vez mais competitivo. Aluno da pós-graduação EaD, Walbert tem contato direto com professores e colegas por meio de chats, podcasts, aulas ao vivo pelo AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

“Minha experiência com pós EaD foi a melhor possível. Foi a primeira vez que tive contato com essa metodologia, me deu total liberdade de conciliar o meu trabalho e o dia a dia. Hoje, com mais de 14 anos atuando na área administrativa a pós me possibilitou somar conhecimentos e habilidades que com certeza contribuem para minha carreira profissional e vida”, relata o pós-graduando.

Pós-graduação Lato sensu

Para fazer a especialização ideal, não basta escolher apenas a área de atuação, é necessário conhecer a instituição e a regulação dela perante o Ministério da Educação – MEC -, além da leitura de mercado para saber o que ele tem demandado para que assim, sejam realizadas escolhas mais assertivas.

O professor Paulo Eduardo chama atenção para a ilegalidade de começar e permitir pós-graduação aos estudantes que ainda não concluíram a graduação. Segundo a Resolução 1/2007 estabelecida pelo MEC, apenas aqueles que possuem diploma de curso superior podem realizar cursos de lato sensu.

“A Universidade Tiradentes se preocupa com o rigor perante a legislação pertinente. Cabe salientar que pós-graduação é para quem já está graduado e isso é importante esclarecer pois muita gente tem dúvida, então não é possível entrar numa pós-graduação no último período da graduação, pois seguir a legislação é importante”, reforça o coordenador.

Atualmente, a Unit oferece diversos cursos de especialização, englobando as áreas de Computação, Direito, Educação, Engenharia, Estética, Gastronomia, Gestão, Marketing, MBA, Nutrição, Psicologia e Saúde. Acesse aqui e confira.

Compartilhe: