O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/Unit) está com inscrições abertas para novas turmas em seus cursos de mestrado e doutorado para o ano de 2025. Eles são voltados para a formação de pesquisadores e a elaboração de estudos avançados sobre a área educacional, com foco na formação de professores. Os candidatos devem se inscrever até esta sexta-feira, 29, através do site da Pós-Graduação stricto sensu da Unit.
Considerado um dos mais bem-conceituados programas de pós-graduação da área no Nordeste, o PPED conta com a nota 5 conferida na última avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o que o qualifica entre os programas de excelência nacional na área de Educação. “O Programa conta com estrutura de qualidade e tem como missão desenvolver pesquisas e estudos avançados relativos à Educação Brasileira no Estado de Sergipe e na Região Nordeste, focado na formação de professores. Estes são temas que estão no centro do nosso projeto político pedagógico, que possui a Educação como sua área de concentração”, explica o coordenador do programa, professor Cristiano Ferronato.
Ainda de acordo com ele, o PPED “enfatiza estudos sobre a formação inicial e continuada como eixo para o qual convergem o desenvolvimento profissional, a constituição da identidade docente e a valorização da docência como atividade intelectual, crítica e reflexiva no contexto das políticas de educação básica e superior em duas linhas de Pesquisa”, para as quais cada candidato pode concorrer.
Na primeira, Educação e Comunicação, são analisadas a relação entre educação e comunicação a partir dos processos midiáticos e das políticas adotadas, as diversas possibilidades de construção do conhecimento mediadas pelas linguagens; as tecnologias digitais de informação e comunicação; e suas implicações nas práticas pedagógicas e na Educação a Distância. Já a segunda, Educação e Formação Docente, articula pesquisas no campo da Educação, produzindo conhecimento/inovação nos contextos sociais, filosóficos, políticos, econômicos e históricos relacionados com o desenvolvimento do comportamento humano, com destaque para as discussões sobre as práticas docentes e os processos de aprendizagem.
O processo de seleção envolve etapas de avaliação curricular, avaliação do projetos de pesquisa e entrevistas. Cada curso possui requisitos específicos. No mestrado, o interessado deve apresentar o currículo Lattes acadêmico, no formato Lattes, Barema preenchido com comprovações em anexo, histórico oficial do curso de Graduação e um Memorial Descritivo que deve conter, de forma discursiva e circunstanciada, o Programa e a proposta de pesquisa de seu interesse. Já no doutorado, são exigidos o comprovante de finalização do mestrado, ou declaração com perspectiva de defesa e um pré-projeto de pesquisa conforme modelo disponibilizado para download no site do PPED, além do Lattes e do Barema atualizados e comprovados.
Ferronato destaca que os títulos de mestre e de doutor em Educação abrem diversas possibilidades na carreira profissional de quem passa pelo curso, incluindo a docência, a pesquisa e a atuação como palestrante em congressos e eventos, diretor ou coordenador pedagógico, integrante de comitês técnicos e autor de livros e artigos. “A titulação de mestre ou doutor em educação pode abrir muitas portas no setor público e privado, pois o profissional se torna uma referência na área”, afirma o professor.
Doutorado-sanduíche
O PPED também está com outro edital de chamada interna para bolsistas do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), mantido pela Capes. Ele incentiva a realização dos chamados “doutorados-sanduíche”, nos quais um aluno de doutorado pode fazer parte dos estudos e pesquisas de sua tese em uma instituição de ensino estrangeira. “O programa permite que os alunos cumpram parte de seus estudos fora do Brasil e possam ter contato com outros pesquisadores em nível internacional, fortalecendo as redes internacionais dos próprios alunos e das atividades do programa. Além de terem a vivência cultural e acadêmica em outro país”, ressalta Ferronato.
Os candidatos passarão por um processo de avaliação interna, antes de terem seus projetos submetidos à avaliação da Capes. Quem for aprovado para a bolsa receberá um auxílio financeiro para despesas de mensalidade, deslocamento, instalação, seguro-saúde e, quando for o caso, localidade. O apoio da bolsa varia de quatro a doze meses e, ao fim da vigência, o aluno deve retornar ao Brasil para defender a tese. “O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil”, pontua o professor.
Desde a sua criação, o PPED/Unit já enviou em torno de 10 alunos para outros países, através da iniciativa da Capes. De acordo com o coordenador, o PDSE agrega no apoio à formação de recursos humanos de alto nível por instituições que tenham cursos de Doutorado reconhecidos pela Capes. “É um programa importante para a pós-graduação porque complementa os esforços dos programas de pós-graduação do Brasil, forma pesquisadores e docentes de alto nível, fomenta o intercâmbio científico, qualifica academicamente os discentes, expande a colaboração com cientistas do exterior, aumenta a visibilidade da produção científica do país, fortalece os programas de pós-graduação nacionais, aprimora as habilidades em pesquisa e insere-se no ambiente acadêmico internacional e estabelece ou amplia as oportunidades de trabalho”, diz Cristiano.
A seleção é apenas para os alunos de doutorado matriculados regularmente no PPED, que devem se inscrever até o dia 17 de janeiro, apresentado todos os documentos exigidos pelo Edital do PSDE e mais um documento assinado. A lista e as informações para o procedimento podem ser encontradas na página de editais do PPED.
Leia mais:
Egresso do PPED participa de comissão do Inep sobre avaliação de cursos técnicos
Participação em Programa Internacional enriquece experiência de professora do PPED