ESTUDE NA UNIT
MENU



PPGD realiza debate sobre Direitos Humanos na América Latina

A palestra ministrada pelo professor da Universidad de Deusto, Sergio Caballero, debateu sobre a democracia e polarização política no Brasil

às 13h40
Ciclo de debates sobre Direitos Humanos
Ciclo de debates sobre Direitos Humanos
Compartilhe:

O Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes (PPGD Unit) promoveu um Ciclo de Debates sobre direitos humanos na América Latina. O objetivo da aula ministrada pelo professor da Universidad de Deusto e doutor em Relações Internacionais, Sergio Caballero, é trazer uma reflexão e a promoção de debates acerca da democracia e polarização política no Brasil. 

O doutor Sergio Caballero abordou um panorama sobre a polarização política no Brasil, destacando pontos muito importantes sobre a política externa atual e as perspectivas do Brasil em relação ao mundo. 

“Foi realizada uma análise na situação especial entre o governo de Jair Bolsonaro e o atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Isso nos permitiu tanto identificar algumas características de cada um dos governos/presidentes quanto comparar e diagnosticar onde o Brasil está atualmente. Por fim, o Brasil foi enquadrado nas mudanças atuais na região latino-americana e nas mudanças sistêmicas no cenário internacional para refletir sobre o papel do Brasil no mundo atual e enxergar suas potencialidades e limitações”, destaca.

De acordo com Sergio, a discussão sobre a democracia e polarização política no Brasil impacta as sociedades por meio dos profissionais ligados às questões de Direitos Humanos. “Os Direitos Humanos são um ponto central para compreender a sociedade brasileira. As tensões e polarizações entre os dois últimos governos (Lula e Bolsonaro) podem ser explicadas em termos de Direitos Humanos e, além disso, a erosão da proteção desses direitos também afeta a qualidade da democracia. Por fim, é importante destacar a relevância do Brasil tanto para a América do Sul quanto para o Sul Global como ator político legítimo, o que só pode ocorrer se o Brasil for percebido como garantidor dos Direitos Humanos”, pontua.

Durante a aula, os estudantes tiveram a oportunidade de expressar suas ideias a respeito da temática. A doutoranda do PPGD, Daniela Andrade, destaca que o ciclo de debates abordou as complexidades do processo democrático brasileiro. “O professor Sérgio realizou um diagnóstico dos desafios do atual governo frente ao crescimento da despolitização. A temática diz muito respeito ao meu tema de pesquisa, que trabalho com neoconservadorismo na arena política brasileira. A análise da conjuntura atual feita pelo professor foi bastante precisa e certamente contribuiu para ampliar a visão sobre o tema que pesquiso”, explica.

“O tema abordado pelo professor Sergio Caballero foi Democracia e polarização política no Brasil. No qual ele expôs o contexto político brasileiro a partir de 2023, abordando tanto questões a serem enfrentados no campo da polarização ideológica, quanto fatores que diferenciam o cenário político brasileiro a partir do início de governo em 2003 e 2023. O impacto dessa palestra no sentido profissional, enquanto pesquisador, diz respeito ao aprofundamento do meu referencial teórico em temas da ciência política, como, por exemplo, na análise do impacto da política interna e do próprio discurso político nas relações diplomáticas estabelecidas pelo país”, declara o estudante do PPGD, Bruno Lins. 

Para o advogado e estudante do PPGD, João Vitor da Silva Batista, durante a aula foi possível absorver conhecimentos essenciais para o exercício dos Direitos Humanos. “Sobretudo por ser um palestrante com muito conhecimento sobre a política externa do Brasil e foi muito bom visualizar esse tema sob uma ótica mais isenta do ponto de vista político-partidário. Não só a temática, mas a oportunidade de debater e questionar com o palestrante foi bastante proveitosa e certamente acendeu novas ideias no âmbito da pesquisa e, sem dúvidas, é um convite a saber cada vez mais sobre os rumos da Democracia e da Política externa do Brasil”, conclui.

 

Leia mais: PPGD recebe professor da Universidade de Paris

Compartilhe: