ESTUDE NA UNIT
MENU

Prefeitura dialoga com Unit em busca de parceria com a área da Saúde

A intenção é que alunos da instituição tenham mais uma oportunidade de prática. Dessa vez, no Sistema de Saúde da cidade de São Cristóvão (SE)

às 00h20
Compartilhe:

Em busca do fortalecimento da parceria entre a Universidade Tiradentes e a prefeitura de São Cristóvão (SE), no mês de julho, representantes das instituições discutiram um acordo. O objetivo é que alunos dos cursos da área da saúde da Unit possam atuar dentro do Sistema de Saúde Municipal.

De acordo com o diretor de Saúde do Grupo Tiradentes, professor Hesmoney Ramos, a parceria trará benefícios para os acadêmicos, já que poderão adquirir mais conhecimento, otimizando o atendimento aos sancristovenses. “Nossos alunos poderão aprender e contribuir com a saúde do município através dos estágios que poderão realizar nas unidades. O aluno ganha com isso, a população e o município também, porque nós teremos um atendimento maior e mais qualificado. Queremos iniciar com o curso de medicina, mas pretendemos que todos os cursos da área da saúde venham para ajudar no atendimento à população”, apontou o diretor.

Para o prefeito Marcos Santana, essa será uma parceria importante para o município. Segundo ele, “mesmo com todas as dificuldades financeiras, nós temos nos esforçado para enfrentar os desafios e levar os melhores serviços à população”. O gestor ainda complementou enfatizando que “encontros como esse sempre me dão esperança de que vamos vencer mais desafios, porque na impossibilidade de ter recursos em demasia, nós precisamos de parceiros. Temos sido vanguarda em várias ações na área de saúde e tenho a certeza que essa parceria vai fazer com que a gente avance ainda mais”, destacou o prefeito.

O economista Josenito Oliveira, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da cidade e que também atua como docente na Unit, foi o responsável por intermediar o diálogo entre o município e a universidade. “Nosso objetivo é unir esforços, tanto do lado da Unit que irá ofertar os seus profissionais e alunos para identificar as demandas do município, quanto para nós do poder público que poderemos desenvolver políticas públicas que venham solucionar os problemas, e principalmente para a população que terá suas demandas atendidas”, ressaltou.

Saúde

A assessora de planejamento de gestão do SUS da Secretaria Municipal de Saúde, Nara Mariano, revelou que alguns alunos da Unit já atuam no município, mas com o fortalecimento da parceria será a oportunidade de formar médicos e demais profissionais de saúde que podem futuramente retornar para atuar no município.

 “Estamos firmando o compromisso entre o SUS de São Cristóvão e a Universidade na formação de profissionais dentro das necessidades de saúde da população local. Nós temos um território muito diverso e isso nos dá uma capacidade de formar os estudantes para serem profissionais que atuem no SUS real. É de grande valia e extrema necessidade para o SUS firmar essa parceria”, avaliou a assessora. 

Com informações da Prefeitura de São Cristóvão

Fotos: Heitor Xavier

 

Leia mais:

Unit possui mais de 120 convênios firmados

Compartilhe: