ESTUDE NA UNIT
MENU

Primeiro Centro de Inovação de Educação será inaugurado em Aracaju neste dia 25

Tiradentes Innovation Center será um espaço dedicado à criatividade, empreendedorismo, inovação. Objetivo é buscar soluções inovadoras para Educação do País

às 23h48
Save the date: evento acontecerá neste dia 25, em Aracaju
Save the date: evento acontecerá neste dia 25, em Aracaju
O antigo bloco A do campus Unit Farolândia, deu lugar ao empreendimento voltado à cultura da inovação (Foto: Marcelo Freitas)
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Neste dia 25, será inaugurado o primeiro Centro de Inovação voltado à Educação, o Tiradentes Innovation Center com a intenção de fomentar o empreendedorismo e inovação em Sergipe, através de startups, qualificar os professores no uso de tecnologias educacionais e desenvolver pesquisas em laboratórios de aprendizagem.

O objetivo é buscar soluções para os problemas reais da Educação, fortalecer o ecossistema, ressignificar o ensino do Brasil e formar pessoas com mindset voltado a projetos que estimulem professores e alunos e comunidade em geral a inovarem no ensino-aprendizagem.

Tudo isso em um ambiente de colaboração. “Este será um espaço para estimular a criatividade e inovação com impacto no empreendedorismo e Educação, estimulando ideias para que surjam soluções inovadoras, incrementais ou radicais. Queremos impactar a educação positivamente”, diz o diretor de Inteligência Competitiva, professor Domingos Machado.

A partir do dia 28, o empreendimento já começará a oferecer seus benefícios à sociedade, dentre eles: Centro de pesquisas em tecnologias educacionais, Observatório de Educação e Centro de formação de professores em novas tecnologias, incubadoras/aceleradoras de EdTechs (statrtups voltadas para Educação) e eventos semanais sobre temáticas relacionadas a empreendedorismo, criatividade, cultura maker, inovação e tecnologia.

Inauguração

A solenidade de abertura iniciará às 19h, no antigo bloco A do campus Farolândia da Universidade Tiradentes – Unit –, com recepção para autoridades do estado de Sergipe, deputados, senadores, prefeitos, e representantes de empresas multinacionais do segmento da tecnologia e empreendedorismo como: Banco Santander, Cisco, SAP, Google e Oracle, além de especialistas influentes no universo de startups e da Educação.

Em seguida, às 20h30, no anfiteatro (área externa) do Tiradentes Innovation Center, a programação abre para todo o público. Na noite especial ainda terão assinaturas de parcerias e show realizado pela Orquestra de Câmara Sergipana tocando temas de filmes, séries e games clássicos.

Novas iniciativas com Google, Cisco e Secretaria de Estado da Educação de Sergipe serão anunciadas.

Tiradentes Innovation Center

O empreendimento não tem fins lucrativos e estará desenvolvendo os novos negócios para fortalecer a economia local, criando novas oportunidades de trabalho na região. O projeto foi idealizado pelo Grupo Tiradentes (mantenedora de Instituições de Ensino Superior no Nordeste, e Centro de Estudos nos Estados Unidos) que vai discutir problemas de todos os níveis da Educação – superior, formal, não-formal, fundamental, tecnológica -, associando pesquisa, inovação e tecnologia.

Uma das primeiras atividades previstas será a formação de professores da rede estadual de ensino em ferramentas no Google for Education. “Assim como a Unit que se tornou a primeira Universidade referência, queremos passar essa experiência para o ensino público”, completa o gestor do Tiradentes Innovation Center, José Rabelo.

Para se ter ideia do ecossistema onde o ambiente será inserido, no mesmo prédio, a Unit já conta com mais de dez parcerias internacionais – todas voltadas à ensino e tecnologia –, um centro de línguas estrangeiras e uma central de estágio e emprego.

Compartilhe: