ESTUDE NA UNIT
MENU

PROBIC: Programa de Bolsas de Iniciação Científica tem inscrições até dia 04

Ofertada para estudantes e professores, o PROBIC segue com as inscrições abertas até esta quinta-feira, dia 04.

às 11h25
Professora Adriana Karla
Professora Adriana Karla
Compartilhe:

Criado e desenvolvido na perspectiva de impulsionar o currículo de acadêmicos da Universidade Tiradentes(Unit), o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) segue com as inscrições abertas até a próxima quinta-feira, dia 04. Coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, a atividade busca institucionalizar os projetos de pesquisa desenvolvidos por discentes da graduação. Para concorrer à seleção é preciso que a proposta reflita originalidade, coerência teórico-metodológica, relevância e viabilidade técnica e financeira. 

Entusiasta no desenvolvimento de projetos científicos, a professora doutora Adriana Karla de Lima, responsável pela coordenação de pesquisas, chama a atenção dos estudantes para a oportunidade ofertada pela Unit. “Temos destacado passo a passo do edital, de como se inscrever, criar projetos, prazos, enfim… chegou o momento de destacar a funcionalidade futura que o PROBIC rende ao participante. Por se tratar de uma atividade científica, ele serve como título na hora de pleitear acesso a cursos de pós-graduação como mestrado e doutorado. Inserido nele, o estudante consegue desenvolver habilidades que em um momento breve serão bastante importantes nesse progresso profissional”, afirmou a professora. 

Todos os aprovados neste processo seletivo iniciam as atividades no próximo mês de setembro e seguem até a segunda quinzena de agosto de 2023. Portanto, terão um ano para concluir e apresentar o projeto em congressos estaduais, nacionais e/ou internacionais. Quando o assunto é acesso ao mercado de trabalho, a professora Adriana Karla destaca o múltiplo conhecimento adquirido durante o projeto de extensão.

“O mercado de trabalho é bastante amplo, mas ao mesmo tempo exigente quanto ao profissional que busca ocupar um desses espaços. A partir do momento em que o estudante participa de atividades que nem estas, ofertadas pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica, o impacto positivo no currículo é grande. O espaço para multiplicação dos estudos está aberto para acadêmicos e professores também”, destacou a coordenadora Adriana Karla de Lima.

Para tirar dúvidas, orientar e explicar de forma detalhada cada ponto do edital, desde o último dia 26 de julho a Coordenação de Pesquisa realiza um plantão diariamente, das 15h às 16h, através do Google Meet, neste link. Por meio desta página também será possível protocolar, em um banco de talentos, o cadastro de alunos. 

Edital PROBIC

Bolsas estão sendo disponibilizadas nas seguintes modalidades: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Programas Institucionais, como PROBIC/Unit, PROBITI/Unit; assim como para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio – PIBIC–EM/CNPq e PROBEM/Unit. Caso o projeto de pesquisa não seja contemplado com bolsa, ele pode ser inserido na modalidade de Iniciação Científica Voluntária, o PROVIC/Unit.

Clique aqui para conferir o edital de 2022.

Compartilhe: