Iniciação Científica

A Iniciação Científica (IC) é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação potencialmente mais promissores na pesquisa científica. Os programas de IC inserem o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e permite engajá-lo na pesquisa. A iniciação científica define-se assim como um instrumento de formação de recursos humanos qualificados. Voltado para o aluno de graduação e servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegia a participação ativa de alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.

Clique aqui e veja uma apresentação sobre Iniciação Científica

Cadastro para Iniciação Científica

Este cadastro integrará um banco de dados utilizado pelos professores que buscam incluir novos bolsistas e voluntários em seus projetos de pesquisa. O preenchimento não garante a sua participação no programa desejado, mas o torna elegível para uma possível seleção. Estarão elegíveis, apenas os alunos devidamente matriculados entre o primeiro e penúltimo período.

Objetivos

  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa
  • Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores
  • Introduzir e/ou disseminar a pesquisa na graduação
  • Despertar vocações para a ciência e incentivar talentos potenciais na graduação
  • Proporcionar a iniciação no método científico, nas técnicas próprias de cada área e o desenvolvimento da criatividade na ciência, mediante orientação de pesquisador qualificado

Programas

PIBIC Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – CNPq e FAPITEC

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq e PIBIC/FAPITEC visa consolidar a iniciação científica no país.As bolsas de iniciação científica surgiram desde a criação do CNPq, em 1951, em número reduzido, atendendo poucas áreas do conhecimento. A partir de 1972, o número de bolsas teve considerável aumento, atingindo, em 1986, o número de 2.000. O PIBIC foi criado em 1989 e até meados da década de 90 avançou significativamente, sendo nesse período concedido mais de 65% do total de bolsas de iniciação científica distribuídas em seus 50 anos.


PIBITI Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação –CNPq e FAPITEC
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI do CNPq visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, contribuir para a formação e engajamento de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país.


PROBIC/Unit Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unit
O PROBIC é mantido, desde 1998, com recursos da Universidade Tiradentes. É organizado por normas e critérios que se assemelham ao PIBIC do CNPq e usa de transparência em todo o processo de seleção.


PROVIC/Unit Programa Voluntário de Iniciação Científica da Unit
O objeto geral do Programa Voluntário de Iniciação Científica (Provic) é induzir, fortalecer e ampliar as atividades de pesquisa científica e tecnológica da Universidade Tiradentes, incentivando novos talentos em todas as áreas do conhecimento. É voltado para o aluno de graduação, servindo de incentivo à formação, privilegiando a participação ativa em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação. Nessa modalidade de programa, o aluno voluntário compromete-se a dedicar-se às atividades pertinentes ao programa voluntário de iniciação científica, conforme plano de trabalho definido por ele e pelo orientador, sem previsão de concessão de bolsa. Estão enquadrados nesse programa, os projetos desenvolvidos por professores e alunos da Unit, financiados por agências externas de fomento à pesquisa e/ou projetos contratados diretamente por empresas, quando o mérito científico já foi avalizado pelos respectivos comitês “ad hoc” e não há concessão de bolsa ao aluno vinculado ao projeto.


PROBITI/Unit Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Unit
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PROBITI da Universidade Tiradentes está ativo desde 2008 e visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, contribuir para a formação e engajamento de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país. É organizado por normas e critérios que se assemelham ao PIBIC do CNPq e usa de transparência em todo o processo de seleção.

Formulários de Iniciação Científica

Declarações

Documentos Iniciação Científica – FAPITEC

Formulários para submissão de Projetos de Iniciação Científica

Baremas

Calendários

Editais

2018.1 Edital
2017.1 Edital Resultado
2016.1 Edital Resultado
2015.2 Edital Resultado
2015.1 Edital
2014.1 Edital