Iniciação Científica

é um programa institucional que permite introduzir os estudantes de graduação  na pesquisa científica. Os programas de IC inserem o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e permite engajá-lo na pesquisa. A iniciação científica define-se assim como um instrumento de formação de recursos humanos qualificados. Voltado para o aluno de graduação e servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegia a participação ativa de alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.

Objetivos

  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa
  • Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores
  • Introduzir e/ou disseminar a pesquisa na graduação
  • Despertar vocações para a ciência e incentivar talentos potenciais na graduação
  • Proporcionar a iniciação no método científico, nas técnicas próprias de cada área e o desenvolvimento da criatividade na ciência, mediante orientação de pesquisador qualificado

INSCRIÇÕES DAS PROPOSTAS PRORROGADAS ATÉ O DIA 08/08/2022, SEGUNDA-FEIRA.


Editais de Iniciação Científica 

Nº1/2022 Edital        
Nº2/2022 Edital  PIBICMED  Resultado Preliminar Resultado Final    
Nº1/2021 Edital Resultado Preliminar Resultado Recurso
 Resultado Final  
Nº1/2020 Edital Resultado Preliminar Resultado Recurso Resultado Final Aditivo 
Nº2/2019 Edital
PIBICMED
Resultado      
Nº1/2019 Edital Resultado Resultado Recurso    
Nº2/2018 Edital PROBEM Resultado      
Nº1/2018 Edital Resultado Resultado Recurso Aditivo_Resultado Final  
           

Ciclo 2022/2023

Formulários para submissão – Programa de Iniciação Científica  

Formulários de Produção Acadêmica

Plantão de dúvidas – Edital Iniciação Científica 

A partir desta terça-feira (26/07/2022) até o dia 04/08/2022 (quinta-feira), das 15h às 16h, a Coordenação de Pesquisa estará promovendo um PLANTÃO de Dúvidas sobre a submissão dos projetos de pesquisa no Edital de Iniciação Científica.

Link da sala virtual: https://meet.google.com/bna-cxim-cug?authuser=1

Você tem interesse em participar do Programa de Iniciação Científica?

Com o objetivo de facilitar a comunicação e interlocução entre discentes e docentes estamos promovendo a criação de um cadastro de interessados em participar do Programa de Iniciação Científica. O formulário tem o intuito de promover a criação de um banco de informações dos discentes.  Esta lista dos interessados será disponibilizada para que nossos docentes possam entrar em contato, por e-mail e/ou telefone, e assim proceder o processo seletivo para inclusão dos alunos no projeto de pesquisa aprovado no Edital.

Salientamos que o cadastro neste formulário não inclui o discente automaticamente no PROBIC/Unit.

Link para o cadastro: https://forms.gle/2wMaShRueevJvZTU9


Ciclo 2021/2022

Formulários para relatórios de Iniciação Científica_Ciclo 2020/2021

Declarações

 

Calendários

 

PIBIC Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – CNPq e FAPITEC

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq e PIBIC/FAPITEC visa consolidar a iniciação científica no país.As bolsas de iniciação científica surgiram desde a criação do CNPq, em 1951, em número reduzido, atendendo poucas áreas do conhecimento. A partir de 1972, o número de bolsas teve considerável aumento, atingindo, em 1986, o número de 2.000. O PIBIC foi criado em 1989 e até meados da década de 90 avançou significativamente, sendo nesse período concedido mais de 65% do total de bolsas de iniciação científica distribuídas em seus 50 anos.
PIBITI Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação –CNPq e FAPITEC
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI do CNPq visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, contribuir para a formação e engajamento de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país.
PROBIC/Unit Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unit
O PROBIC é mantido, desde 1998, com recursos da Universidade Tiradentes. É organizado por normas e critérios que se assemelham ao PIBIC do CNPq e usa de transparência em todo o processo de seleção.
PROVIC/Unit Programa Voluntário de Iniciação Científica da Unit
O objeto geral do Programa Voluntário de Iniciação Científica (Provic) é induzir, fortalecer e ampliar as atividades de pesquisa científica e tecnológica da Universidade Tiradentes, incentivando novos talentos em todas as áreas do conhecimento. É voltado para o aluno de graduação, servindo de incentivo à formação, privilegiando a participação ativa em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação. Nessa modalidade de programa, o aluno voluntário compromete-se a dedicar-se às atividades pertinentes ao programa voluntário de iniciação científica, conforme plano de trabalho definido por ele e pelo orientador, sem previsão de concessão de bolsa. Estão enquadrados nesse programa, os projetos desenvolvidos por professores e alunos da Unit, financiados por agências externas de fomento à pesquisa e/ou projetos contratados diretamente por empresas, quando o mérito científico já foi avalizado pelos respectivos comitês “ad hoc” e não há concessão de bolsa ao aluno vinculado ao projeto. 
PROBITI/Unit Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Unit
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PROBITI da Universidade Tiradentes está ativo desde 2008 e visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, contribuir para a formação e engajamento de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país. É organizado por normas e critérios que se assemelham ao PIBIC do CNPq e usa de transparência em todo o processo de seleção.
PIBIC – EM/CNPq – PROBEM/Unit Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio tem como objetivo geral, conceder cotas de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica para estudantes do ensino médio (Escolas públicas ou privadas, escolas de aplicação; escolas técnicas, escolas militares ou profissionalizantes) que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, atendendo aos objetivos específicos descritos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Para o Ensino Médio.