Grupos de Pesquisa
DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA NO BRASIL
O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, projeto desenvolvido pelo CNPq desde 1992, constitui-se em bases de dados que contêm informações sobre os grupos de pesquisa em atividade nos País. O Diretório mantém uma Base corrente, cujas informações são atualizadas continuamente pelos líderes de grupos, pesquisadores, estudantes e dirigentes de pesquisa das instituições participantes, e o CNPq realiza censos bi-anuais, que são fotografias dessa base corrente. As informações contidas nessas bases dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, ás especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, á produção científica e tecnológica e aos padrões de interação com o setor produtivo. Além disso, cada grupo é situado no espaço (região, UF e instituição e no tempo).
COMO CADASTRAR E INTEGRAR UM GRUPO DE PESQUISA
O pesquisador pode criar um grupo de pesquisa ou ingressar em um grupo já existente. Para a criação de um novo grupo, o pesquisador-líder deve entrar em contato com a Coordenação de Pesquisa da Universidade Tiradentes, através do e-mail pesquisa@unit.br, solicitar seu cadastro como líder de grupo por meio do preenchimento do formulário on-line disponível no site da Diretoria de Pesquisa. Após o cadastro do líder, o pesquisador deve acessar a página no Diretório dos Grupos no CNPq e clicar na opção “Site líder”, acessar o sistema como líder de grupo utilizando a senha do currículo lattes e cadastrar todas as informações referentes ao seu grupo de pesquisa, como: Nome do grupo de pesquisa; Linha de pesquisa: temas aglutinadores de estudos técnicos-científicos que se fundamentam em tradição investigativa, de onde se originam projetos cujos resultados guardam relação entre si; Nome do líder; Nome dos pesquisadores; Nome dos estudantes: devem ser cadastrados apenas os estudantes que participam efetivamente das atividades de pesquisa do grupo, podendo ser alunos de Iniciação Científica aprovados em Processo Seletivo do Programa de Iniciação Científica da Unit – com Plano de Trabalho de IC vigente, alunos de Mestrado e Doutorado; Nome do técnico, se houver. Repercussões: informar as repercussões do trabalho do grupo no que se refere ao avanço do conhecimento, à inovação tecnológica ou a outro aspecto relevante. Obs.: A descrição das repercussões do trabalho do grupo está limitada a 25 linhas de 70 caracteres cada, ou seja, 1750 caracteres. Deve-se incluir a produção científica – artigos publicados em revistas, trabalhos divulgados em revistas científicas, entre outros. Posteriormente ao preenchimento de todas as informações referentes ao grupo, o dirigente institucional fará a certificação dos Grupos de Pesquisa da Universidade Tiradentes. Para participar de um grupo já existente, basta entra em contato com o líder e solicitar o cadastro como pesquisador na linha de pesquisa em que o perfil do pesquisador possa atuar. Os critérios para certificação do grupo de pesquisa são internos e podem ser modificados a qualquer momento de acordo com as necessidades e prioridades da instituição.