ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor de Educação Física participa de competição de futebol de mesa

Sua classificação não foi a esperada, mas lhe rendeu classificação para a Copa do Brasil individual de Futebol de Mesa, em Caxias do Sul (RS), de 29 de maio a 2 de junho.

às 15h23
Compartilhe:

Representando o Clube dos Amigos de Futebol de Mesa (CAF) e o Estado de Sergipe na categoria adulto, o professor tutor do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit), Adelmax Pedral, participou do 44° Nordestão de Futebol de Mesa (Modalidade 1 Toque Liso), em Natal (RN), realizado de 8 a 10 de março.

Sua classificação não foi a esperada, mas lhe rendeu classificação para a Copa do Brasil individual, em Caxias do Sul (RS), de 29 de maio a 2 de junho. “Esse foi meu primeiro Nordestão individual que participo. Tive um grupo muito forte de ex-campeões brasileiros e campeões nordestinos, um grupo muito difícil, onde eu fiz jogos duros, mas não consegui me classificar para a fase final. Por ser o primeiro, fiz um bom trabalho, representei muito bem o Clube que eu jogo”, avalia Adelmax Pedral.

Representar o estado e o CAF, pela primeira vez, foi uma emoção gigantesca. “Pratico esse esporte, o antigo futebol de botão, há muito tempo. Mas, profissionalmente, comecei em 2008, parei em 2012 e fiquei dez anos afastado. Quando voltei, dois anos atrás, disputei campeonatos internos em Sergipe e consegui pontuação no ranking, fui subindo de nível até estar entre os melhores do estado e garantir vaga para este Nordestão”, explica.

Para Adelmax, o esporte é muito importante para sua jornada. “A minha volta para ele não foi só pelo amor ao esporte, nem para relembrar apenas os momentos de infância, foi como terapia mesmo, devido à crise de ansiedade e hoje uma das minhas terapias é praticar futebol de mesa. É um esporte que mexe com o cognitivo, com as emoções e você acaba extravasando, é um esporte que impacta positivamente na minha vida”, acredita.

“Agora é focar mais e mais nos treinamentos do meu clube para que a gente possa aprimorar mais a parte técnica, a parte emocional e corrigir os erros. Também quero participar do campeonato brasileiro, em novembro, em Salvador (BA)”, anuncia.

Futebol de mesa

O jogo de botão foi reconhecido em 1988 pelo antigo Conselho Nacional de Desportos, a época pertencente ao Ministério da Cultura, como esporte “Futebol de Mesa” ou simplesmente “futmesa”, é praticado por uma legião de adeptos no Brasil e no exterior.

A Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) hoje está ligada à Secretaria de Esporte do Governo Federal e é o órgão máximo do esporte “futebol de mesa” dentro e fora do território Brasileiro.

Praticado em diversos países, cada um com suas peculiaridades regionais, o esporte vem se tornando cada vez mais um esporte reconhecido e praticado mundialmente. Atualmente, são oito regras oficiais.

“Infelizmente, o futebol de botão não é um esporte que é destinado para as escolas, os clubes não trabalham com essa ideia, por mais que tenham muitos clubes de futebol de mesa, Temos projeto em mente de criar escolinhas para trazer as crianças para dentro da modalidade e ter a renovação de gerações, pois é um esporte um pouco envelhecido. É importante destacar que o futebol de mesa é um esporte que agrega muita interação entre os participantes. É um esporte onde tem a honestidade sendo posto em prática, o fair play, é o jogo limpo”, finaliza Adelmax Pedral.

Com informações da CBFM

Leia mais: Curso de Educação Física da Unit prepara alunos para as oportunidades do mercado

Compartilhe: