ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de Educação Física da Unit prepara alunos para as oportunidades do mercado

Através do Inova Tiradentes, os alunos são incentivados a desenvolver projetos que abordem as diferentes áreas de atuação dentro da profissão.

às 19h41
Compartilhe:

A área de Educação Física possui uma abrangência ampla e diversificada, envolvendo aspectos que vão desde a promoção da saúde e qualidade de vida até o alto rendimento esportivo. Além disso, a atuação do profissional de Educação Física se estende por diversos ambientes, tais como escolas, academias, clubes, centros de reabilitação, empresas e comunidades, demonstrando a relevância e a necessidade constante desse campo de atuação na sociedade contemporânea.

Dada a sua grande oferta de oportunidades, o curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit) se destaca pela sua abordagem inovadora e focada na formação de profissionais completos e preparados para os desafios do mercado de trabalho. Os alunos do curso que faz parte do projeto Inova Tiradentes são incentivados a desenvolver projetos que promovam a saúde e o bem-estar por meio da prática de atividades físicas.

“O curso de Educação Física desempenha um papel fundamental no Inova Tiradentes ao proporcionar aos alunos a oportunidade de integrar teoria e prática, desenvolver habilidades de resolução de problemas, trabalho em equipe e liderança, e aplicar seus conhecimentos em contextos reais. Através dessa abordagem, os estudantes têm a chance de se envolver em projetos que promovam o protagonismo e a autonomia, preparando-os para as demandas do mercado de trabalho e para atuarem de forma eficaz em diferentes áreas da Educação Física”, explica o coordenador do curso de Educação Física da Unit, Antenor de Oliveira Neto.

Aplicação em contextos reais

Ao integrar o Inova ao currículo, o curso de Educação Física estimula os alunos a se tornarem profissionais proativos, capazes de identificar desafios e oportunidades, propor soluções inovadoras e contribuir de forma significativa para a melhoria da prática profissional na área. “Dentre os diferenciais, destacam-se a ênfase na promoção da saúde, no desenvolvimento de habilidades motoras, na prescrição de exercícios e na orientação para a prática esportiva. Além disso, a formação em Educação Física também abrange conhecimentos em anatomia, fisiologia, psicologia do esporte, preparando o profissional para atuar em diversas áreas, como academias, clubes esportivos e programas de promoção à saúde”, elenca Antenor.

No Inova, Antenor ressalta que os alunos são incentivados a desenvolver projetos que abordem as diferentes áreas de atuação dentro da profissão. Isso significa que, dependendo dos interesses e objetivos do aluno, os projetos podem estar relacionados à promoção da saúde, treinamento esportivo, inclusão de pessoas com deficiência, atividades físicas para idosos, entre outros temas relevantes para a área.

“Além disso, os alunos podem se especializar e dar ênfases específicas dentro do curso, permitindo-os aprofundar seus conhecimentos em áreas como fisiologia do exercício, dança, jogos, lutas, gestão esportiva, promoção e manutenção da saúde e muito mais. Essas especializações podem contribuir para uma formação mais direcionada e alinhada com as aspirações profissionais dos estudantes”, completa.

Mercado de trabalho

Os graduados em Educação Física encontram vastas oportunidades no mercado de trabalho. Como personal trainers, treinadores em clubes esportivos, profissionais de saúde em programas de reabilitação ou empreendedores, eles moldam suas carreiras. “Com a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, a demanda por profissionais de Educação Física tem se mantido sólida. O mercado também tem se expandido para incluir atuação em empresas, oferecendo programas de qualidade de vida aos funcionários”, evidencia.

O curso explora metodologias inovadoras, tecnologias aplicadas à prática esportiva, inclusão de pessoas com deficiência e destaca a importância do movimento no contexto da saúde mental. O preparo abrange desde a compreensão das necessidades específicas de diferentes faixas etárias até a promoção da saúde e prevenção de lesões. “Temas emergentes, como a importância do movimento e da atividade física no contexto da saúde mental, também vêm ganhando destaque na formação dos profissionais de Educação Física”, reforça.

Integração prática 

Para enfrentar os desafios da carreira, o curso incorpora estágios supervisionados. Os alunos aplicam na prática seus conhecimentos em diversos ambientes relacionados à Educação Física. Parcerias com empresas e entidades esportivas proporcionam experiências práticas, incluindo participação em eventos esportivos, programas de promoção à saúde e atividades comunitárias.

“Essas iniciativas contribuem significativamente para preparar os futuros profissionais de Educação Física para os desafios e oportunidades da carreira. Posso citar parceiros como a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer de Sergipe, as Secretarias Municipais de Esporte de Aracaju e da Barra dos Coqueiros, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Unit Esportes, Arena Beach Tennis, CrossAju, Rede de academias Paulo Bedeu, Projeto Estrelas do Mar, entre outras”, aborda o coordenador.

Durante o curso de Educação Física, os alunos adquirem um conjunto de competências e habilidades essenciais para o sucesso na área. “Isso inclui conhecimentos sólidos em anatomia, fisiologia e biomecânica, habilidades de planejamento e prescrição de programas de exercícios físicos, capacidade de avaliar o condicionamento físico e a saúde dos indivíduos, habilidades de comunicação e liderança para trabalhar com diferentes públicos, incluindo crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. Além disso, a capacidade de trabalhar em equipe, adaptar-se a diferentes contextos e ter uma abordagem ética e responsável em relação à prática profissional são competências valorizadas na área da Educação Física”, finaliza Antenor.

Leia também: Egressa de Serviço Social da Unit atua no sistema prisional de Santa Catarina

Compartilhe: