As corridas caíram no gosto popular e se tornaram um esporte em evidência, cativando cada vez mais adeptos. Um dos motivos dessa preferência é o fácil acesso, pois entre realizar um esporte que exige muito investimento ou malhar em uma academia, a prática da corrida é muitas vezes uma saída acessível e de pouco custo.
Contudo, correr exige comprometimento, disciplina e orientação para evitar lesões e maiores problemas. De acordo com o professor do curso de Educação Física EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Adelmax Pedral, a corrida é um exercício físico completo que traz inúmeros benefícios para a saúde do praticante. “Esse é um esporte completo que melhora a saúde cardiovascular, auxilia no controle de peso, aumenta a socialização, resgata a autoestima, controle de patologias, fortalece músculos, aumenta a densidade mineral óssea, enfim, uma atividade física completa”, destacou.
Ainda segundo o professor, a corrida é recomendada para todas as idades, desde que a pessoa não tenha lesão músculo esquelética. E como todo esporte, antes de iniciar a prática, o indivíduo precisa passar por uma avaliação. “É necessário fazer exames e controles cardiológicos para estar apto ao treinamento, é preciso esse mapeamento para que possa praticar a atividade sem risco à saúde ”, afirmou.
E se você já decidiu em começar a correr, o professor da Unit EAD alerta para algumas dicas. Segundo Adelmax, o primeiro passo é procurar um profissional de educação física, faça uso de roupas leves e invista em um bom tênis. “Para iniciar é preciso começar com caminhadas curtas diárias, depois evoluir para os primeiros trotes e em seguida para as corridas guiadas, isso tudo sempre com a orientação de um profissional que vai ajudar nessa preparação física”, ressaltou.
Decisão tomada e profissional escolhido, é só começar com uma intensidade baixa e depois aumentar gradativamente para poder iniciar a participação em eventos esportivos e corridas de rua. Lembrando sempre em respeitar os próprios limites para evitar que os benefícios do exercício sejam convertidos em lesões.
Leia também: Conheça as vantagens e as formas de ingressar para estudar na modalidade EAD da Unit