Natural do Rio de Janeiro (RJ), há nove anos vivendo em terras sergipanas, o professor doutor da Universidade Tiradentes (Unit), Estélio Dantas, recebeu a maior honraria da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no último dia 27. A cerimônia de entrega do Título de Cidadão Aracajuano, de autoria do vereador Isac Silveira, ocorreu no Plenário da CMA.
Para Isac, esse é um momento de ratificar que “o professor Estélio Dantas é, de fato, um cidadão aracajuano, agora subscrito por esta Casa” e continuou falando sobre a importância profissional do agora Cidadão Aracajuano. “O professor Estélio Dantas tem dedicado sua vida na pedagogia do conhecimento das estruturas físicas da biologia e da formação tanto estrutural quanto de caráter de muitos estudantes. Ele foi um grande professor no Rio de Janeiro e, aqui em Aracaju, cativou os corações de seus alunos e nos fez reconhecer a beleza e a profundidade que há no lecionar e na formação de grandes homens e mulheres”.
Realmente. O professor doutor Estélio Dantas está em Sergipe desde 2014, após se aposentar como docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, estava cedido à Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Física e Esportes. Veio, portanto, morar em Aracaju, pois buscava um lugar que o propiciasse melhor qualidade de vida. Na ocasião, havia três oportunidades em aberto: a NASA em Oak Ridge, o Saint Mary College em Londres e a Universidade Tiradentes em Aracaju, onde continua sua história de atuação na educação.
Sobre o significado do recebimento desta homenagem, o professor comenta: “Sou muito grato ao doutorando Michael Douglas Celestino Bispo que me apresentou ao vereador Isac Silveira, que foi o autor da proposição e à Câmara Municipal de Aracaju, pela honraria recebida. Muito me envaideceu ter meus esforços em prol do estado de Sergipe e da cidade de Aracaju, reconhecidos”.
O coordenador do curso de Educação Física da Unit, professor Antenor Neto, foi um dos colegas que prestigiou a concorrida cerimônia. “Um reconhecimento muito merecido ao professor Estélio. Suas tantas contribuições para a formação dos acadêmicos são diferenciais e engrandecem a Educação Física”, pontua.
Estélio Dantas
Sua história começou como oficial do Exército Brasileiro, atuando por 20 anos, onde seu foco era principalmente voltado ao exército, atuando como paraquedista, após o Exército o encaminhar para a área de Educação Física, descobriu a ciência e passou a se dedicar a ela. Portanto, desde 1990 ele se dedica à pesquisa, iniciando na área de Educação Física e esportes e depois ampliando para a área de saúde.
“Conheci a Unit através de um curso de especialização que fui convidado a participar como docente. E pouco a pouco, conhecendo seus propósitos, missão e objetivos fui me apaixonando pela Universidade”, afirma Estélio., “Não posso deixar de reconhecer a participação no processo de entrosamento na Unit do Prof. Dr. Cristiano Ferronato, na época Coordenador de Pesquisa, que propiciou o cadastramento do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH) no Diretório do Conselho Nacional de Pesquisa”, complementa.
Diante das diversas oportunidades que teve para trabalhar no Estado, a que mais o chamou a atenção foi a proposta do então superintendente, Jouberto Uchôa Junior,, lhe convidando para dedicar seus esforços de pesquisa na Unit, no Programa de Saúde e Ambiente (PSA), onde testemunhou o empenho da Universidade em apoiar a pesquisa e inovação.
“Uma de minhas formas de demonstrar minha gratidão à Unit e a Aracaju é o Projeto MASTERFITTS que atende a pessoas idosas do bairro da Farolândia e bairros circunvizinhos com um programa multidisciplinar de promoção da saúde, que inclusive inclui exercícios físicos na academia da Unit”, conclui.
Por Raquel Passos e Álvaro Ruan Fonseca (estagiário)
Com informações da Assessoria de Imprensa do Parlamentar
Leia mais: