O Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD) da Universidade Tiradentes (Unit) deu início na última sexta-feira, 4, a uma série de oficinas temáticas de formação para professores, abordando a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O treinamento, em três turmas iniciais, é voltado à capacitação dos docentes para atuação nesta metodologia, que já é adotada em nove cursos de graduação. Considerada uma das práticas mais eficazes do século XXI, a ABP permite a aplicação do conteúdo programático do curso através do desenvolvimento de projetos, que colaborem com a criação de soluções para demandas reais da sociedade.
A primeira turma da oficina teve sua aula ministrada no Bloco C do campus Farolândia. Ela terá ainda outras duas turmas, sendo uma nesta terça-feira, 8, e outra no dia 15. Todas são ministradas pela professora Ana Cláudia de Ataíde Mota, assessora pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da Unit e integrante do NDD.
Além de trocar experiências e colaborar com outros colegas, os professores participantes da oficina têm a chance de compreender os fundamentos da ABP e suas aplicações no ensino superior, bem como explorar ferramentas e estratégias práticas para o planejamento e implementação de projetos. “A ABP tem o intuito de fazer com que o aluno seja protagonista nesse processo. Ao invés de ele ser um mero receptor daquele conhecimento, ele é um sujeito ativo na construção desse conhecimento, porque ele precisa compreender, analisar e aplicar todos os saberes e competências que estão sendo mobilizadas para que aquele projeto possa tomar a vida”, afirma Ana Cláudia.
Ainda segundo a professora, a ABP é uma das metodologias que podem ser adotadas pelos professores na ministração de seus conteúdos. “Mas, independentemente do professor trabalhar ou não nessa modelagem, é importante que ele conheça as premissas de como ela funciona e como ela potencializa a aprendizagem do aluno. O professor é um indivíduo que necessita, na sua essência, estar sempre aprendendo. Aquele que não vive aprendendo não sobrevive ensinando”, destaca ela.
Um dos professores que participaram da primeira turma da oficina foi Reinaldo Viana Belo Neto, do curso de Enfermagem. Ele acredita que a oficina vai acrescentar muito mais que novos conhecimentos teóricos e básicos. “Vai proporcionar uma base de ensino melhor pros alunos, de uma forma mais problematizada com as temáticas dentro da minha área. Como sou professor da enfermagem, tudo isso abarca melhor dentro da minha prática diária, trazendo mais uma forma de estudo pros alunos, de deixar o conteúdo mais fluido, mais leve, para que eles consigam entender mais fácil o conteúdo dentro dessa problematização e desse aprendizado”, avalia Reinaldo.
Outras oficinas
A oficina sobre a ABP do Programa de Formação Continuada Docente, desenvolvido pelo NDD junto a todo o corpo docente da Unit. Ele irá promover outras oficinas temáticas de formação ao longo do ano, abordando temas sugeridos pelos próprios professores. “Independentemente de termos uma jornada [Pedagógica] semestralmente, a gente oferece oficinas e formações ao longo do semestre para os nossos professores, e muitas são demandas advindas deles”, garante Ana Cláudia.
Leia mais:
Alunos dos cursos ABP são acolhidos em programação de boas-vindas
Professores de universidade espanhola conhecem metodologias aplicadas na Unit
Atributos da Unit: metodologias ativas e formação de professores aprimoram a qualidade acadêmica