Um programa que coloca os alunos em contato com o mundo, mesmo sem que ele saia de Aracaju. Este é o espírito do programa Buddy, promovido desde 2016 na Universidade Tiradentes (Unit), pela Gerência de Relações Internacionais (GRI). Ele envolve estudantes dos mais variados cursos da instituição, que são designados para acompanhar e prestar auxílio aos estudantes que chegam de outras universidades do exterior durante o período de intercâmbio ou mobilidade acadêmica na Unit.
Desde sua criação, o Buddy, já teve a participação de cerca de 75 estudantes. Neste ano de 2024, foram 17 alunos participando como buddies, sendo oito no primeiro semestre e nove no segundo semestre. “O Programa Buddy é direcionado a todos os estudantes que têm interesse em ter contato com novas culturas e idiomas. Eles se voluntariam para auxiliar os estudantes internacionais que irão estudar seis meses ou um ano na Unit. Nós temos buddies para os alunos internacionais que vêm passar o semestre e para os alunos de Medicina que vêm cursar um mês de internato/práticas em hospitais”, explica a assessora da GRI, Júlia Gubert.
Os voluntários são chamados de buddies, palavra inglesa que quer dizer “colega”. Seus objetivos são os de ajudar o estudante internacional em seu processo de adaptação à Unit e à cidade de Aracaju, acompanhando-o e orientando-o em procedimentos burocráticos e institucionais; em providências relacionadas a transporte, moradia, vistos e planejamento financeiro; além de integrá-lo em atividades de socialização, lazer e turismo.
De acordo com Júlia, o estudante brasileiro (também chamado de ‘padrinho’ ou ‘madrinha’) é selecionado por meio de um processo seletivo interno, em que o mesmo assina um termo de voluntariado e poderá participar das atividades sociais e de orientação acadêmica. “Elas ocorrem durante todo o semestre e são especialmente pensadas para integrar os estudantes estrangeiros, e também para acompanhar o desenvolvimento dos estudantes estrangeiros na nossa instituição”, afirma.
As atividades do programa Buddy começam durante as férias acadêmicas, quando os estudantes são colocados em contato com os alunos internacionais, para que eles se conheçam e já comecem a auxiliá-los, especialmente na busca por uma acomodação em Aracaju. Elas incluem ainda o acompanhamento dos intercambistas ao longo de todo o semestre e a participação nas atividades de integração promovidas pela GRI, como o evento de boas-vindas e oficinas temáticas de dança e gastronomia.
“Além do acompanhamento e orientação dos estudantes internacionais, o Buddy busca promover uma experiência construtiva para os estudantes Tiradentes com estudantes internacionais, visando ampliar suas habilidades de linguística e liderança; além de promover a internacionalização em casa (at home) e auxiliar os estudantes da Unit no desenvolvimento de competências interculturais”, afirma Júlia. Ao final do semestre, os buddies ganham um certificado de 40 horas.
Entusiasmo
Uma das atuais participantes do Buddy é a estudante Maria Fernanda Borges Araújo, do oitavo período do curso de Engenharia Mecatrônica. Há três meses, ela acompanha o colombiano Frederick Soler Fandiño, que estuda Administração na Universidad de Boyacá e está em mobilidade acadêmica na Unit. Para ela, a experiência está sendo muito rica, principalmente pela oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a Colômbia.
“Frederick ficava muito entusiasmado falando de onde veio, dos seus costumes e sua tradição. Também se mostrou disposto a me introduzir ao espanhol, e foi uma troca de conhecimentos muito produtiva. Além disso, ele me abriu os olhos para a possibilidade de realizar essa experiência também, de ser intercambista no país dele”, diz Fernanda, que atua no programa em apoio a outra colega, Lavínia Helena da Cruz, estudante de Administração e designada como a buddy de Frederick.
Fernanda também destaca outros aprendizados que vem ganhando ao longo do programa. “Acho que o atrativo principal do Buddy para um universitário é o desafio de lidar com pessoas. É possível desenvolver soft skills importantes como a comunicação e resolução de problemas. Existe a troca de conhecimentos e de cultura, além da oportunidade de praticar o idioma do intercambista. E apesar de falarmos idiomas diferentes, não se torna uma barreira para conhecer uma pessoa”, considera a aluna.
Como participar
As inscrições para o programa Buddy ficam abertas durante todo o ano, através do preenchimento de um formulário. Ele está disponível no site do programa, onde os alunos interessados podem obter mais informações.
Leia mais:
Encontro de boas-vindas marca o início da jornada acadêmica para estudantes internacionais na Unit
Estudante da Unit vive experiência na Coreia do Sul através do Promai