ESTUDE NA UNIT
MENU

Programa Clerkship for Medical Students está com inscrições abertas

Alunos de Medicina da Universidade Tiradentes podem concorrer a 15 vagas para experiência prática em Boston, EUA

às 17h42
Compartilhe:

Estão abertas as inscrições para o Programa Clerkship for Medical Students da Universidade Tiradentes (Unit). Destinado a estudantes de Medicina entre o 9º e o 12º período, o edital oferece 15 vagas para uma experiência internacional prática nas renomadas clínicas e hospitais do Cambridge Health Alliance (CHA), localizados em Boston, Estados Unidos. 

Com inscrições até 18 de fevereiro, o programa concede bolsas de mérito acadêmico no valor de R$7.000,00. A assessora de relações internacionais do Grupo Tiradentes, Júlia Gubert, destaca a relevância dessa oportunidade única na formação dos futuros médicos.

“A vivência de internato em Boston, Massachusetts, Estados Unidos, procura desenvolver a aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à área médica, bem como ampliar habilidades interculturais dos estudantes. Uma experiência internacional contribui para uma melhor compreensão do mundo, dos diferentes problemas e soluções que existem, e isso ajuda a formar um profissional mais preparado e capacitado para atuar em qualquer lugar com confiança e comprometimento”, elenca.

As 15 bolsas ofertadas, no valor de R$7.000,00, visam auxiliar nos custos que os estudantes têm com moradia, passagens aéreas, alimentação e quaisquer outros. “Devido à parceria que temos com o CHA, os alunos são isentos de taxas na instituição. Esperamos que esses auxílios ajudem os estudantes a diminuírem o investimento próprio com o programa, entretanto, este valor não é uma bolsa integral que visa cobrir todas as despesas”, destaca.

Principais requisitos

Além de estarem cursando entre o 9º e o 12º período, os alunos precisam preencher os seguintes requisitos obrigatórios:

  • Ser maior de 18 anos, domiciliado no Brasil;
  • Estar regularmente matriculado no curso de Medicina da Unit/SE;
  • Ter média geral ponderada igual ou superior a 7;
  • Estar matriculado no semestre 2024.1, cursando entre o 9º e o 12º período do curso de Medicina;
  • Possuir passaporte válido, no mínimo, até 30 de outubro de 2024, permitindo que o aluno consiga concorrer a todas as turmas – ao menos que sejam alunos no 12° período, pois esses só poderão concorrer às turmas de abril/maio;
  • Possuir visto americano (B1/B2) válido, no mínimo, até 30 de outubro de 2024 permitindo que o aluno consiga concorrer a todas as turmas – ao menos que sejam alunos no 12° período, pois esses só poderão concorrer às turmas de abril/maio;
  • Estar com o esquema vacinal completo contra a COVID-19 (neste momento, 4 doses);
  • Apresentar um nível de inglês mínimo B2, de acordo com o Quadro Comum Europeu.

O processo de seleção ocorre de forma classificatória e eliminatória. Assim, o cálculo para classificação dos estudantes ocorre através de alguns critérios. 

  • Etapa de internato do curso; 
  • Média geral ponderada; 
  • Artigos completos publicados em revistas nacionais ou internacionais indexadas;
  • Apresentações de trabalhos (Banner/Pôster/Comunicação Oral) em eventos científicos nacionais ou internacionais; 
  • Participação de iniciação científica (semestral); 
  • Monitoria durante graduação (semestral); 
  • Participação em liga acadêmica (semestral); ACLS, ATLS e/ou PALS (certificado);
  • Participação em iniciativas da gerência de relações internacionais; 
  • Participação em eventos científicos e certificado de ação voluntária de caráter social.

Inscrições

Para se inscrever no Programa Clerkship for Medical Students basta acessar o formulário e para mais informações no edital completo do site da Unit.

“Espera-se que a experiência de alguns alunos possa agregar a todos através do contato diário e do compartilhamento dos conhecimentos e técnicas que eles aprenderam. Além disso, uma experiência internacional sempre é útil para compreender a realidade local através da comparação do que é bom e do que pode melhorar e, mediante seu retorno ao Brasil, os estudantes poderão ter novas ideias, novos métodos e novas aplicações para os conhecimentos que eles já possuem”, projeta a assessora de relações internacionais Júlia Gubert.

Leia também: Palestra sobre cuidados com a saúde mental reúne colaboradores da Unit

Compartilhe: