V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Programa de Gestão da Aprendizagem contribui para desempenho estudantil

O diferencial do Programa de Gestão da Aprendizagem é buscar estratégias para preencher as lacunas da aprendizagem advindas do Ensino Básico.

às 15h03
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Conhecimento, evolução e inovação. Esses são elementos fundamentais para a formação universitária, que são contemplados pelo Programa de Gestão da Aprendizagem da Universidade Tiradentes (Unit). O programa foi um dos finalistas do Prêmio Inovação da Aprendizagem, promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), no evento ‘O Admirável Futuro da Educação Superior’, no final de 2022.

“O Programa de Gestão de Aprendizagem é um dos pilares que compõem o Modelo Acadêmico Tiradentes (MAT). Ele busca, justamente, entender como o nosso estudante chega na universidade em relação ao ensino básico, ou seja, uso da língua portuguesa, interpretação de texto, raciocínio lógico e operações matemática”, explica a assessora do programa, doutora Ana Cláudia Mota.

O grande diferencial é buscar estratégias para preencher as lacunas da aprendizagem advinda do Ensino Básico e, consequentemente, potencializar o desempenho acadêmico na universidade. A partir do momento em que se tem o resultado da avaliação diagnóstica, o professor trabalhará em sala de aula, quer seja cálculo matemático, operações que envolvam lógica matemática, uso correto da língua, entre outras necessidades.

“É de suma importância que o aluno tenha a percepção do quanto é importante realizar essa avaliação. Ele terá a oportunidade de fazer cursos de nivelamento, que agregarão ainda mais valor ao aprendizado do estudante”, diz a coordenadora pedagógica do curso de Nutrição, doutora Tatiana Palmeira.

Ao longo do processo em que o conjunto das ações da Gestão de Aprendizagem contribui com a gestão acadêmica profissional, a melhoria do desempenho dos estudantes e oportuniza maior segurança e liberdade aos docentes e gestores, para fazerem escolhas pedagógicas mais conscientes, em prol dos objetivos de aprendizagem. 

Para a aluna de Biomedicina, Anna Beatriz Assunção, participar do Programa de Gestão de Aprendizagem foi assertivo “Poder ver esse olhar da instituição com o estudante que está chegando e ter a preocupação de ver quais são as necessidades desse aluno foi extremamente positivo. Fiquei muito feliz em fazer parte deste programa”, afirma.

 

Leia também: Dificuldade de aprendizagem: o que é e como superá-la

Compartilhe: