ESTUDE NA UNIT
MENU

Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit conquista o conceito 5 pela Capes

Em recente avaliação, o PPED foi considerado o melhor programa stricto sensu do Norte-Nordeste entre as instituições de ensino particulares

às 12h03
Compartilhe:

Mais uma grande conquista para a Universidade Tiradentes. O Programa de Pós-Graduação em Educação – mestrado e doutorado – da Unit foi considerado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o melhor programa stricto sensu em Educação do Norte-Nordeste entre as instituições de ensino particulares. Na avaliação quadrienal 2017, o PPED se consolida como o único programa de pós-graduação em Sergipe a atingir o conceito 5, reconhecido pela excelência de ensino e pesquisa de qualidade.

O resultado do programa stricto sensu, que oferece os cursos de mestrado e doutorado, traduz o compromisso e envolvimento do corpo docente e discentes no avanço científico e produção de novos conhecimentos. A nota 5 concede ao PPED/Unit o patamar de excelência em nível nacional o que possibilita, entre outros aspectos, pleitear qualquer tipo de projeto, orçamento, recursos de órgãos de fomento nacional e internacional, além de ofertar doutorados e mestrados interinstitucionais (Dinters).

Para o coordenador do PPED da Unit, professor doutor Cristiano Ferronato,  o resultado da avaliação é fruto de um esforço coletivo, de um trabalho qualificado e dedicado de professores e alunos. “Esse é um momento ímpar para a pós-graduação da Unit, não só por tudo o que está atrelado ao desempenho do programa, mas também porque demonstra todo o esforço e investimento que vem sendo empenhado no sentido de fortalecer a pós-graduação e a pesquisa na universidade”, destaca o gestor.

No Brasil, o número de mestrados e doutorados profissionais somam 176 programas em Educação. Para acadêmicos, chega a 128 programas, sendo 23 na região Nordeste, dos quais 2 são em Sergipe.

“Os cursos de pós-graduação são avaliados com conceitos que variam de 3 a 7 e que leva em consideração a produção científica do corpo docente e discente, a estrutura curricular do curso, a infraestrutura de pesquisa da instituição, dentre outros fatores. Nos parâmetros da CAPES, a nota 5 é atribuída a cursos de excelência em nível nacional”, salienta Ferronato.

De 2010 a 2018, em quase 10 anos de implantação, o PPED teve um crescimento bastante significativo até alcançar esse patamar de qualidade. O programa já inseriu no mercado de trabalho mais de 100 mestres e acaba de formar a primeira turma de doutorado, criado em 2014. “Contribuímos com a formação de um grande número de profissionais qualificados para o estado e para o país. É o reconhecimento do trabalho”, destaca o coordenador.

Entre as linhas de pesquisa desenvolvidas pelo programa estão as de “Educação e Comunicação” e “Educação e Formação Docente”.

Corpo docente

Além da excelente estrutura oferecida pela Universidade Tiradentes, o Programa de Pós-Graduação em Educação possui um corpo docente altamente qualificado formado por 13 professores, dentre eles duas são bolsistas de produtividade em pesquisa 2 pelo CNPq em Educação no estado de Sergipe, as docentes e doutoras Cristiane Porto e Ester Fraga Vilas Boas.

“A perspectiva de termos uma instituição que, de toda forma, acredita e investe de uma forma diferenciada em seus profissionais é muito importante. Esta nota é um reflexo do trabalho de pesquisadores e seus discentes. Um dos fatores avaliados pela Capes é a publicação de trabalhos entre docentes e orientandos. Acredito que a gente tem feito muito bem o dever de casa e a soma de vários fatores positivos e integrativos levaram a esta nota”, ressalta a professora doutora Cristiane Porto. Dentre os trabalhos, já foram publicadas três teses do programa e livros organizados pelos docentes do PPED.

Novos passos

Agora, o programa inicia o trabalho para alcançar o conceito 6 ou 7, o que significará excelência internacional. Por meio de convênio, a partir do Tiradentes Institute, pretende-se firmar parcerias e novos projetos com a Universidade de Massachusetts (UMass Boston), Babson College, Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, dentre outras instituições de ensino renomadas.

“A pós-graduação é o ambiente de produção do conhecimento. O nosso resultado reitera a consolidação do programa e representa excelência. De agora em diante, a diferença não está em produção científica, pois já possui um grande número de publicação. O PPED é recém-chegado neste conceito e já tem feito um trabalho belíssimo com parcerias internacionais. Esperamos avançar e crescer sempre mais nos próximos ciclos avaliativos”, enfatiza a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão da Universidade Tiradentes, professora doutora Juliana Cardoso.

“A Unit decidiu ter um número menor de programas, mas ser consistente com programas de alto rendimento e alta performance. Temos feito que os alunos participem de maneira efetiva e realizamos um trabalho em conjunto. São vários indicadores e fazemos com que cada um desempenho o seu papel e, com isso, tenhamos sucesso”, assegura a pró-reitora.

Com a nota obtida, a partir de agora o Programa de Pós-Graduação da Educação (PPED) da Unit pode formar profissionais de outras instituições, ampliando conhecimento e formando professores em locais que não possuam programas de pós-graduação.

Compartilhe: