ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto do Senado Federal incentiva participação de acadêmicos de Direito

Estudantes de Instituições de Ensino Superior podem participar dos eventos interativos do Senado, além de receber horas complementares. 

às 19h58
Compartilhe:

Desde 2018, mais de 7 mil pessoas participaram pela internet de centenas de eventos interativos no Senado Federal. A iniciativa tem como objetivo estimular e possibilitar maior participação dos cidadãos nas atividades legislativas, orçamentárias, de fiscalização e de representação do Senado.

“A iniciativa é bastante relevante pois torna acessível a participação popular, estimulando uma vida política ativa e possibilitando que a população possa contribuir com discussões que levarão a decisões nas quais  somos todos diretamente afetados”, declara o professor Jéffson Menezes, coordenador operacional do Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Tiradentes.

O projeto também incentiva a participação de acadêmicos de Direito nos eventos interativos do Senado, com envio de  perguntas e comentários pela internet. A presença contabiliza horas complementares para o curso.

“A participação dos alunos em iniciativas como esta do Senado Federal enriquece a formação acadêmica que exige múltiplas competências, não só a técnica jurídica com a capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, mas também a capacidade de argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais”, destaca o coordenador.

“As interações com as audiências públicas do Senado Federal levam a aquisição, pelo discente, de conteúdos obtidos fora do ambiente acadêmico”, acrescenta.

Segundo o professor Jéffson, há o estímulo para que os alunos participem dos eventos interativos do Senado Federal como atividade extraclasse, especialmente pelas diversas temáticas e de interesse daqueles que pretendem seguir as carreiras jurídicas.

“É extremamente importante que durante a formação jurídica os nossos alunos possam vivenciar as mais diversificadas experiências que contribuam para aquisição de competências necessárias que um profissional do Direito deve ter, seja no aspecto geral, humanístico e técnico-jurídico”, destaca.

As audiências públicas também podem ser usadas como recurso didático pelo professor. Nelas, especialistas debatem a aplicação do conhecimento acadêmico às grandes questões nacionais.

Como participar

 Para participar, basta acessar o portal e-Cidadania do Senado Federal, fazer o cadastro ou login com a conta do google, como o e-mail @souunit.com.br. Logo após, basta ir para a página do “evento interativo” que terá acesso a todos os encontros agendados.

“São diversos eventos interativos: sessão de debate temático, sabatinas, seminários audiências públicas”, finaliza o coordenador.

 

Leia também:

NPJ com atendimento remoto ou presencial agendado mantém a assistência gratuita

Compartilhe: