ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Mentoria tira o calouro do anonimato acadêmico

Para os calouros o mentor é mais que um colega de curso, é um amigo que caminha junto durante longo trecho da graduação

às 19h31
A caloura de Enfermagem Maria Vitória  participa da sessão cinematográfica
A caloura de Enfermagem Maria Vitória participa da sessão cinematográfica
A mentora Myllena Oliveira de Direito recebe a advogada Letícia Mothe
Iuri Dantas Passos, ,monitor das Engenharias
Compartilhe:

O Projeto Mentoria foi criado há um ano e meio com o objetivo de integrar os alunos calouros à vida acadêmica por meio do acompanhamento e de orientações fornecidas por alunos veteranos. Candidatos à função que contribui para auxiliar em todos os aspectos os calouros, o Mentoria é sucesso garantido contabilizado pelo número de atividades desenvolvidas no início de cada período letivo. Duas dessas atividades programadas para a tarde dessa quarta-feira, 27, mobilizaram mentores e calouros das Engenharias e do curso de Direito.  

Coube aos acadêmicos das Engenharias a programação do Cine Mentoria (com a exibição do filme Pantera Negra), atividade cultural a ser desenvolvida posteriormente e em datas específicas por mentores de outros cursos para os calouros das suas respectivas áreas. 

“O Cine Mentoria é uma das atividades que permite a interação entre os calouros e o cotidiano da instituição”, salienta Iuri Dantas Passos da Mota, aluno do 8º período de Engenharia de Petróleo. Ele se sente agraciado com a oportunidade de exercitar a mentoria e de contribuir para que os demais colegas ingressantes na instituição se sintam acolhidos e familiarizados com o universo acadêmico.

Caloura de Enfermagem, Maria Vitória Gomes da Silva reconhece que a programação cinematográfica é mais um atrativo para que o calouro possa estreitar relações com quem já convive na universidade. “Muita coisa aqui na Unit eu não sabia aonde estava localizada, e graças ao apoio dos meus mentores, mesmo com pouco tempo de casa, já me sinto mais segura”, confessa Vitória.

‘Conversa com o Especialista’ foi o título da programação elaborada pelos mentores de Direito para os calouros da área. Na oportunidade, egressos da instituição relataram suas experiências profissionais com atuações em áreas distintas, diante do mercado de trabalho.

Ao discutir sobre a inserção do jovem no mercado de trabalho voltado para a advocacia, a egressa Letícia Mothe reconhece a importância de informar sobre um mercado de trabalho, cada vez mais concorrido. “Se você encontra aqui a oportunidade de conhecer de perto e, logo no início do curso, o que a profissão pode oferecer já começa com a vantagem de se tornar um profissional cada vez mais diferenciado e requisitado”, justifica a convidada.

“A programação do Projeto Mentoria destaca temas importantes que motivam discussões e sugerem reflexões sobre a prática, a vida e sobre o contexto social”, opina a coordenadora do programa, professora Janilce Santos Domingues Graça. A docente lembra que a programação se estende para outras áreas, já que o propósito é fazer com que os calouros se sintam integrados e pertencentes à instituição. 

Compartilhe: