ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Sergipanidade

Secult homenageia Luiz Antônio Barreto e Unit é parceira da iniciativa.

às 18h33
Em referência à Semana da Sergipanidade, a Secretaria de Estado da Cultura – Secult –, juntamente com a Universidade Federal de Sergipe – UFS –, lançam o Projeto Sergipanidade, entre os próximos dias 25 e 27, na Biblioteca Pública Epifânio Dória. O objetivo é apresentar contribuições deixadas por personalidades sergipanas para a cultura e memória do Estado.
Luiz Antônio Barreto é homenageado em projeto (Foto: Portal Lagartense)
Luiz Antônio Barreto é homenageado em projeto (Foto: Portal Lagartense)
Compartilhe:

O projeto consiste em um ciclo de tertúlias ou de discussão filosófica, que, desta vez, será dedicado à memória do pesquisador sergipano Luiz Antônio Barreto. Na programação desta quinta-feira, o reitor da Universidade Tiradentes – Unit –, professor Jouberto Uchôa Mendonça participará de mesa redonda.

O evento é coordenado pela Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac/Secult) e pelo Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Religiosidade (DHI/UFS). No encontro, amigos e familiares do homenageado, assim como professores, pesquisadores, estudantes, irão participar de mesas redondas e debates acerca das produções deixadas por Luiz Antônio. O Projeto também conta com a parceria da Secretaria de Estado a Educação, Unit, Tv Aperipê e Serviços Gráficos de Sergipe.

Sobre o homenageado

Nascido em Lagarto no dia 10 de fevereiro de 1944, o jornalista e historiador, Luiz Antônio Barreto, se consolidou nacionalmente nas pesquisas sobre folclore, considerado referência para aqueles que se propõem a estudar o tema em Sergipe. Foi diretor do Instituto Tobias Barreto e ex-secretário de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe, membro da Academia Sergipana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e do Conselho Estadual de Cultura. Publicou diversos livros e centenas de artigos. Luiz Antônio Barreto tinha como uma de suas especialidades a produção de biografias, a exemplo, do livro Personalidades Sergipanas em 2007. Uma das grandes contribuições do intelectual foi a organização do Encontro Cultural de Laranjeiras.

 

PROGRAMAÇÃO

1º Dia (terça- feira)

08h – Credenciamento

8h30 – Abertura – Jane Junqueira – Diretora da Galeria de Arte J. Inácio

09h – Mesa Redonda (01) – Jorge Carvalho, Lindolfo Amaral e Antônio Samarone

Coordenação – Dr José Artêmio Barreto

11h30 – Apresentação Cultural

 

2° Dia (quarta-feira)     

08h – Exposição – Jane Junqueira – Diretora da Galeria de Arte J. Inácio

09h – Mesa Redonda (02) – Irineu Fontes, Fernando Soutelo e Jackson da Silva Lima

Coordenação – Marcos Paulo Lima

 

3º Dia (quinta-feira)

08h30 – Mesa Redonda (03) – Anderson Nascimento, Jouberto Uchôa e Raylane Navarro

Coordenação – Claudefranklin Monteiro

11h – Apresentação Cultural

 

Compartilhe: