É tempo de confraternização. Após um ano de trabalho, dedicação e amor ao próximo, a Universidade Tiradentes, por meio do curso de Odontologia, realizou a festa natalina antecipada para pacientes com microcefalia, assistidos pelo Projeto “Sorrindo para a Vida”. A comemoração foi realizada no último dia 07 de dezembro, na Clínica Odontológica da Unit.
“É uma ocasião muito especial, dia de celebrar muitas vitórias. Trabalhamos o ano inteiro para promover o melhor para esses pacientes e melhorar a qualidade de vida dessas crianças”, comenta a odontopediatra e uma das responsáveis pelo projeto, professora Aline Soares.
“Este momento de confraternização também representa um marco importante para o curso de Odontologia da Unit. Somos pioneiros no atendimento para bebês com microcefalia no estado de Sergipe e nos tornamos referência para todo Nordeste. Essas famílias são acolhidas e tratadas da forma que merecem, com um tratamento especializado. É a humanização, olhar o outro com cuidado. A odontologia vai muito além dos dentes, conseguimos promover saúde de forma integral com os profissionais voluntários que vem somar conosco”, acrescenta Aline.
Durante a confraternização natalina, os participantes receberam a doação de brinquedos, kits de higiene bucal e cestas básicas.
“Essas festividades integram cada vez mais os participantes do projeto. É um momento muito importante para integração, um encontro em que todas as mães estão aqui e percebemos o desenvolvimento de nossas crianças”, afirma Edna do Santos, mãe de Fernanda dos Santos, atendida há um ano pelo projeto.
“É uma experiência muito enriquecedora. Aprendi muito a lidar com crianças principalmente as especiais. É uma troca de conhecimento e de contato com essas crianças e mães que precisam de atenção e cuidado. Foi muito relevante. Quem entra no projeto não quer sair, é muito forte e marcante para a vida”, garante Helen Assis, estudante do 10º período do curso de Odontologia.
Atualmente, o projeto atende mais de 50 crianças de Sergipe, Bahia e Alagoas.
Sobre o Projeto Sorrindo para a Vida
Desde 2016, o projeto de extensão “Sorrindo para a Vida” oferece gratuitamente atendimento odontológico a pacientes com microcefalia, de 0 a 3 anos, com foco na prevenção de doenças bucais e fornecimento de orientações para higienização da boca e dentes garantindo uma melhor qualidade de vida.
No projeto, além dos atendimentos, são oferecidas orientações às mães dos bebês para a diminuição dos problemas de saúde e a garantia de uma higiene eficaz. O “Sorrindo para a Vida” oferece ainda assistência interdisciplinar com profissionais e estudantes de Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Direito para que as crianças e familiares tenham acesso a auxílio de saúde e direitos garantidos. Todos são voluntários.
A previsão para o próximo ano é a ampliação do serviço para outras famílias. Em Sergipe, são 128 crianças diagnosticadas com microcefalia após o surto do Zika Vírus.