ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto utiliza tecnologia para tornar pesquisa mais acessível

Segundo o estudante da Unit, Marco Antonio Lobão, o sistema que vem sendo desenvolvido é capaz de extrair dados de documentos para acesso e leitura do material.

às 14h03
Compartilhe:

Marco Antonio Lobão é acadêmico do 5º período do curso de Ciência da Computação da Universidade Tiradentes – Unit e sempre teve interesse em entrar no mundo da pesquisa. Mas foi durante o Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação e o contato com diversos projetos que essa vontade ganhou força. 

“Decidi perguntar diretamente para um professor se eu poderia participar de algum projeto, e foi assim que acabei entrando no meu primeiro projeto de Iniciação Científica”, declara o estudante. 

“A iniciativa visava desenvolver um chatbot com inteligência artificial para implantação em um sistema. Foi um começo um tanto desafiador, principalmente porque estava iniciando o curso, mas me dediquei e consegui atender às demandas do projeto”, acrescenta.

Desde outubro de 2020, Marco Antonio se dedica a outro projeto, denominado Mineração de dados educacionais com apoio de tecnologia assistiva: perspectivas de acessibilidade a fontes bibliográficas e documentais

“Atualmente, estamos desenvolvendo um sistema capaz de extrair dados de documentos científicos e, utilizando a Alexa, da Amazon, podermos realizar o acesso e leitura desses dados. Assim, o sistema permitirá que pessoas com deficiência visual possam acessá-los e tornar a pesquisa mais acessível para todos”, destaca. 

Para o acadêmico, os próximos passos são continuar desenvolvendo e criando soluções para melhorar a vida das pessoas. “Seguirei trabalhando em projetos como esse e melhorando cada vez mais a cada passo”, finaliza.

Veja também: Enriqueça o seu currículo com a Iniciação Científica.

Compartilhe: