V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Projetos de extensão: saldo positivo de atendimentos em 2021

Entre os mais de 20 projetos de extensão da Unit que atendem a comunidade sergipana, estão as clínicas e laboratórios.

às 16h22
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Em 2021, mesmo com os desafios impostos pela pandemia de covid19, mais de 20 projetos de extensão da Universidade Tiradentes (Unit) mantiveram os atendimentos e contribuíram para a manutenção da saúde física e mental do sergipano. Entre os projetos de destaque estão a clínica-escola de Fisioterapia e o Centro de Educação Ninota Garcia, a Clínica de Psicologia, o Laboratório Central de Biomedicina e a Clínica Odontológica.

Mais de 10 mil pessoas foram atendidas na Clínica Odontológica. Em comparação com 2020, os atendimentos foram aumentando gradativamente com a flexibilização das restrições, mas, mantendo as medidas de biossegurança. “O serviço prestado à população foi de muita resolutividade, uma vez que foram retomados tratamentos anteriormente paralisados, assim como foram iniciados tratamentos de pessoas que ficaram todo o período de isolamento sem atendimento”, explicou a coordenadora operacional do curso de Odontologia da Unit, Guadalupe Sales Ferreira.

Os serviços disponíveis na clínica são: cirurgia, extrações dentárias, restaurações, tratamento periodontal (gengiva), endodontia (canal), atendimento a crianças (odontopediatria), radiografias bucais e extra-bucais, próteses dentárias, dentre outros. Além disso, promove o Projeto Sorrindo pra Vida, voltado para crianças com microcefalia.

“Oferecemos espaço climatizado, aconchegante, com abordagens clínicas lúdicas e humanizadas. Ambientes de alta tecnologia, com equipamentos de última geração, incluindo tomógrafo e radiografias digitais computadorizadas. Os professores são os mais reconhecidos em suas especialidades, os materiais utilizados são de renome na sua qualidade e durabilidade e os procedimentos envolvem diversas especialidades odontológicas”, disse.

Clínicas

O número de exames e atendimentos realizados pelo Laboratório Central de Biomedicina (UnitLab) chegou a 12.958. Na Clínica de Psicologia, foram 1.447 pessoas atendidas em terapias psicológicas, psicopedagógicas ou neuropsicológicas, além dos plantões e encaminhamentos para outras especialidades.

Já na clínica-escola de Fisioterapia, de janeiro a outubro, foram contabilizados 12.498 atendimentos voltados para reabilitação em ortopedia, neurofuncional, pediátrica e geriátrica, e fisioterapia respiratória. Esta última, bastante necessária para a recuperação de pacientes acometidos pela covid19.

Extensão

Por meio de clínicas-escolas, núcleos e atividades práticas, os estudantes de graduação participam de ações sociais e atendem a comunidade sergipana na educação, saúde e cultura.

 

Leia também: Iniciação Científica é o start da carreira acadêmica de um estudante

Compartilhe: