ESTUDE NA UNIT
MENU

ProMAI pode retomar atividades presenciais ainda em 2022 

Durante a pandemia do novo coronavírus, o ProMAI adaptou suas atividades e passou a ser ofertado de forma virtual.  

às 21h39
Compartilhe:

Com o objetivo de promover oportunidades de aprendizado acadêmico e pessoal, por meio da mobilidade internacional em uma instituição de ensino superior estrangeira parceira, a Universidade Tiradentes desenvolve o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional – ProMAI – voltado para acadêmicos da instituição de ensino.

“O aluno tem a experiência de ter a imersão em uma nova cultura, vivenciar uma realidade acadêmica diferente e aprimorar habilidades fundamentais para sua vida pessoal e profissional, contando com o aproveitamento das disciplinas cursadas ao retornar para a sua universidade de origem”, comenta a assessora de Relação Internacionais da Unit, Stephanie Donald.

Durante a pandemia do novo coronavírus, o programa, no modelo presencial, precisou ser suspenso para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos. “Para continuar proporcionando as oportunidades de mobilidade internacional, adaptamos o programa para o modelo virtual, 100% remoto, onde o aluno cursa disciplinas em uma instituição de ensino superior estrangeira parceira sem precisar se deslocar”, destaca.

“Essa adaptação seguiu uma tendência implantada por diversas instituições ao redor do mundo e está atrelada a requisitos específicos para admissão, geralmente, mais simplificados”, acrescenta.

Segundo a assessora, a modalidade virtual passou a atrair alunos que antes tinham o receio de sair do país sozinhos ou que consideravam os custos de deslocamento um fator impeditivo.

“Agora, é possível ter essa experiência sem custos, no conforto de casa e mantendo as disciplinas da Unit paralelamente. O feedback tem sido bastante positivo”, salienta. Atualmente, oito acadêmicos da Unit dos cursos de Medicina, Psicologia, Direito, Arquitetura e Urbanismo e Publicidade e Propaganda participam do Promai Virtual 2021.2.

A perspectiva é que em 2022 o ProMAI retome as atividades de forma presencial. “A nossa previsão, no momento, é de abrir o edital de seleção no primeiro semestre de 2022 para que os alunos possam realizar a mobilidade no segundo semestre do mesmo ano”, enfatiza.

“É preciso levar em conta os desdobramentos da pandemia no Brasil e no mundo, bem como a evolução tanto da vacinação, quanto das flexibilizações das restrições sanitárias com a eventual abertura das fronteiras dos países. Retomaremos com o ProMAI presencial apenas quando for possível oferecer uma experiência de imersão completa e segura para os estudantes”, finaliza.

 

Leia também:

Pandemia impulsiona o modelo virtual de mobilidade acadêmica internacional

Compartilhe: