Com a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 anunciado neste dia 16, os candidatos que fizeram a prova podem usar suas notas para tentar uma vaga no ensino superior pelos programas do governo federal. Um deles é o Programa Universidade para Todos (Prouni) que oferta bolsas nas instituições privadas.
Para este primeiro semestre de 2024, a Universidade Tiradentes (Unit) ofertará um total de 337 vagas, sendo 114 integrais e 223 parciais nas modalidades presencial – para os campi Farolândia, Estância e Itabaiana – e EAD incluindo polos nas cidades de Nossa Senhora das Dores, Itabaiana, Propriá, Poço Verde, Tobias Barreto e Umbaúba, além de Aracaju.
A oferta de bolsas inclui cursos presenciais como: Medicina, Direito, Enfermagem, Administração, Biomedicina, Ciência da Computação, Educação Física, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Gastronomia e Sistemas de Informação.
Já os cursos EAD disponíveis são: Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Pedagogia, Serviço Social, Gestão de Recursos Humanos, Estética e Cosmética.
Para consultar cursos e vagas, o interessado deve acessar: acessounico.mec.gov.br/prouni.
Principais regras
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
Destinado a candidatos brasileiros sem diploma de curso superior, que tenham participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero.
Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
- Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
- Ser pessoa com deficiência.
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.
Algumas datas
Fique de olho!
17/1: Publicação do edital
19/1: Abertura para consulta da oferta de bolsas
29/1: Início das inscrições
1º/2: Fim das inscrições
Sobre lista de documentos, declarações necessárias e demais informações, acesse: www.unit.br/prouni.
Leia mais: Operação Mangabeira, do Projeto Rondon, é oficialmente aberta na Unit