V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Psicologia Positiva e Mindfulness auxiliam na saúde mental de alunos

O uso de práticas positivas no primeiro ano da graduação de Medicina promove bem-estar e melhor adequação à rotina de estudos, além de prevenir possíveis problemas de saúde.

às 17h22
Professor Alvaci Rezende em momento presencial com turma de Medicina em 2019
Professor Alvaci Rezende em momento presencial com turma de Medicina em 2019
Aula de Psicologia Positiva durante a pandemia tem acontecido virtualmente
Vitória Dias, graduanda em Medicina que, de tão apaixonada pela prática, se tornou membro do Grupo de Pesquisa de Psicologia Positiva de Sergipe
Graduanda em Medicina, Nigelle Cardoso
Compartilhe:

Por Raquel Passos e Lucas Danrley

Pesquisas apontam que profissionais e até mesmo estudantes da área da saúde podem ser mais propensos a sofrer de depressão, pois encaram fatores estressores, como cobrança familiar, medo do fracasso, além das imposições do mercado de trabalho. A forma de reagir de cada um influencia no bem estar e na saúde mental de cada um.

Pensando nisso, a Universidade Tiradentes, por meio da coordenação do curso de Medicina, promove iniciativas como Psicologia Positiva e Mindfulness, atividades que auxiliam os alunos no primeiro ano da graduação 

Ambas as atividades fazem parte da estratégia de adaptação do graduando em Medicina às práticas acadêmicas. O coordenador do curso de Medicina da Unit, professor Richard Cabral, explica que as práticas já mostraram um resultado positivo.

“Iniciamos as atividades de Psicologia Positiva e Mindfulness no primeiro semestre de 2019 para os alunos do campus Aracaju e agora já iniciamos com os alunos do campus Estância. A receptividade por parte dos alunos tem sido excelente!”, coloca. “Ampliamos essa prática também para os professores da graduação”, ressalta Richard Cabral. 

Psicologia Positiva

Aplicada no primeiro semestre do curso, a Psicologia Positiva é aplicada pelo professor e doutor em Psicologia, Alvaci Resende. Segundo ele, esta é a ciência que estuda o bem estar pessoal, as emoções positivas e as virtudes e as fortalezas do caráter humano. “A Psicologia Positiva complementa o processo de ensino e aprendizagem nos estudos das demais disciplinas com a utilização de emoções positivas durante a aula e o uso do humor é quebrado o medo de aprender e isso resulta numa melhor absorção do conteúdo”, relata professor Alvaci. 

Com o objetivo de reforçar os fatores protetores para a manutenção de uma boa saúde mental, a Psicologia Positiva ajuda também aos recém chegados na academia a lidar com as mudanças de rotina.

“A Psicologia Positiva está sendo essencial, principalmente nessa quarentena, pois como estamos afastados socialmente, essas aulas estão unindo a turma, quebrando as barreiras, nos tornando realmente mais próximos. Além disso, a forma como nos faz compreender que uma pessoa positiva tende a conquistar mais coisas, a superar as dificuldades com mais facilidade, a ter sucesso, a sensação é de realmente sair da caixa e viajar em outros mundos”, conta a graduanda em Medicina, Nigelle Cardoso. 

Essa é também a ideia de Vitória Dias, graduanda em Medicina que, de tão apaixonada pela prática, se tornou membro do Grupo de Pesquisa de Psicologia Positiva de Sergipe. “A disciplina nos possibilita autoconhecimento, otimismo, empatia, esperança e discernimento, o que facilitou minha adaptação e integração ao curso de medicina, principalmente na busca de mais conhecimento, em acreditar nas diversas possibilidades que estão à minha frente”, conta ela. 

Mindfulness

Outra atividade importante promovida pela instituição é a prática do Mindfullness, aplicada no segundo semestre da graduação dos cursos de Medicina da Unit em Aracaju e Estância. Traduzida como “Atenção Plena”, Mindfulness é a prática de estar no presente de uma maneira mais consciente possível. Isso significa estar atento a cada movimento, situação e respiração. 

Ministrada pela professora Camila Vorkapic, a prática contemplativa tem como objetivo reduzir o estresse e a ansiedade dos alunos. “São décadas de estudos que mostram a eficácia dessa prática no ensino, tanto para alunos quanto para professores. Durante as atividades podemos lidar melhor com a pressão e os fatores estressores do dia-a-dia”, explica professora Vorkapic.

O site Leve pra Vida elencou alguns dos diversos benefícios do Mindfullness na vida de quem pratica, como: ajuda a desenvolver a inteligência emocional e a empatia; aprofunda o seu autoconhecimento; aumenta a sua capacidade de concentração; contribui para o controle do estresse e da ansiedade; reduz os riscos de insônia; melhora os seus relacionamentos pessoais; reduz o envelhecimento do cérebro; aumenta a sua capacidade de memória; diminui o impacto de pensamentos negativos; e incentiva a sua criatividade.

Leia também: Camila Vorkapic fala na Globo News sobre efeitos da meditação para saúde mental

Mindfulness é tema de artigo publicado por aluna na revista The European Sting

Compartilhe: