ESTUDE NA UNIT
MENU

Quais tendências de Design Gráfico que irão definir 2022?

Coordenador Operacional de Design na Unit explica como a inclusão deve se tornar rotina para o Design Gráfico no próximo ano

às 19h55
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

O visual inclusivo sempre foi tendência, mas deverá se tornar rotina para os profissionais do Design Gráfico. Quem explica é o Coordenador Operacional Design da Universidade Tiradentes, Marcelo Almeida Santana. “O profissional de Design trabalha com soluções para necessidades, e dessa forma, buscar acessibilidade, pregnância e beleza são questões essenciais nos projetos”. 

As tendências são geradas por meio de várias fontes, uma delas é a  renovação tecnológica, que muitas vezes dita necessidades que se tornam tendência. “A PANTONE elege a cor do ano, Os concursos e prêmios da área identificam projetos que por sua vez ganham visibilidade se tornando tendência, por isso temos (geralmente) uma renovação anual. Para se manter atualizado é preciso observar concursos, premiações e sites que são referência na área”, alerta Marcelo. 

Ele compreende que para a sociedade isso se reflete tal qual a necessidade natural de se renovar, reafirmada pelo consumismo. Como exemplo, o professor lembrou dos smartphones, comprados apenas para nos manter atualizados, onde na verdade, a maioria dos usuários sequer utiliza 50% do potencial daquilo que adquire.

“Mas é fato que a nossa sociedade precisa rever seus hábitos, principalmente quando pensamos na crise em que vivemos. No nosso país, é um exagero priorizar status. Quando falamos em inclusão a situação é bem diferente. A renovação estética e funcional com objetivo na inclusão é extremamente importante e necessária. Essa é uma das funções precípuas do Design”.

Design Gráfico em 2021

O Design Gráfico é a profissão responsável por planejar elementos visuais com a finalidade comunicativa. Com a chegada da pandemia, a mudança na percepção da relevância do design para a sociedade, empresas e os consumidores foi acelerada, destacando a importância do seu papel dentro dos meios de comunicação. Por conta disso, a ‘Semana do Design 2021’ da Universidade Tiradentes resolveu abordar o tema e destacou o lugar do Design em tempos de pandemia.

 

Leia Mais: Colorização digital: técnica que revitaliza imagens se torna tendência

Compartilhe: