ESTUDE NA UNIT
MENU

Qual a importância da Iniciação Científica na graduação?

Graduandos que participam da Iniciação Científica têm mais chances de fazerem mestrado e doutorado, seguindo a carreira de pesquisador.

às 11h35
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) mostram que estudantes que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) estão mais propensos a fazer uma pós-graduação. Egressos do programa têm quase três vezes mais chances de concluir um mestrado e 1,5 vez mais de fazer um doutorado.

No entanto, quando o estudante ingressa na universidade pensa que vai apenas cursar disciplinas específicas para a formação profissional na área que escolheu. Poucos sabem que a graduação abre portas para a carreira de pesquisador. A inserção do aluno no mundo acadêmico acontece justamente por meio dos programas Iniciação Científica (IC). 

A Universidade Tiradentes (Unit) possui diversos programas para a disseminação da pesquisa durante a graduação. De forma geral, os programas de Iniciação Científica distribuem bolsas concedidas por agências de fomento, a exemplo do CNPq e Fapitec, bem como com recursos próprios, e são destinadas aos estudantes orientados por professores da Unit.

São eles:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)
  • Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unit (PROBIC/Unit)
  • Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Unit (PROBITI/Unit)

O estudante pode receber a bolsa de incentivo de Iniciação Científica durante 12 meses.

A Unit conta ainda com o Programa Voluntário de Iniciação Científica da Unit (PROVIC/Unit), em que se enquadram projetos financiados por agências externas de fomento à pesquisa e/ou contratados diretamente por empresas.

Dessa forma, ele tem contato direto com a atividade científica, servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores. 

 

Leia também: Egresso em Direito desperta para o conhecimento na Iniciação Científica

Compartilhe: