ESTUDE NA UNIT
MENU

Qual a importância da logística nas Engenharias?

A cadeia logística é composta de inúmeras frentes, como a logística de layout, de movimentação, estoque, armazenamento, distribuição

às 00h36
Compartilhe:

Rota de transporte, prazo de entrega, produto, data de solicitação. Essas são algumas das informações que podem ser planejadas e detalhadas com ferramentas de logística para otimizar e reduzir custos no trabalho na área de engenharia.

Os professores da área de Engenharia Douglas de Moura, Eliabe Vitória Nascimento e Kleber Andrade Souza abordaram a importância da logística para atuação profissional em live transmitida no canal do Youtube da Unit.

A cadeia logística é composta de inúmeras frentes, como a logística de layout, de movimentação, estoque, armazenamento, distribuição, compras, logística pós-venda, pós-consumo.

Para explicar a importância do tema, Douglas de Moura relatou sua experiência na área. Com passagem em empresas do ramo de tecido, bebidas e cimento, ele acumulou conhecimento e ilustrou de que forma ferramentas de logística estão presentes no dia a dia.

“A logística tem uma abrangência muito grande, não é só arrumar loja. Toda nossa rotina inclui logística. Quando vamos ao supermercado, estamos fazendo suprimento de alimentos, é logística. Um cliente que quer descartar um material eletrônico em desuso está praticando logística verde”.

Engenharia

Douglas apresentou projetos de logística utilizados na construção do Porto de Sergipe e da fábrica da Votorantim, em Laranjeiras.

“No porto, por exemplo, foi utilizada logística para descarregamento de materiais e de mercadorias. A mesma coisa na fábrica da Votorantim para distribuição do produto. Todo engenheiro civil deveria conhecer logística, uma área que cresceu no mercado e na vida acadêmica”.

Já Eliabe apresentou questionamento para os alunos que assistiam ao debate.

“Pergunte para um engenheiro que uma obra já foi paralisada por falta de material a importância da logística. Todas as profissões têm necessidade de conhecer um pouco da área”.

Na ocasião, os palestrantes responderam dúvidas dos acadêmicos. Para assistir à live, clique aqui.

Compartilhe: