V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Qual o perfil de quem quer ser um psicólogo?

Entre as qualidades, o profissional deve respeitar os limites de sua atuação, ser imparcial e praticar uma escuta ativa e qualificada.

às 16h35
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Do grego antigo, as palavras psyque significa mente e logos, conhecimento ou estudo. Juntas, formam o vocábulo que refere-se à ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social” (Dicionário Oxford), a Psicologia

O estudo dessa área é plural e deve ser aplicado por um psicólogo graduado, capacitado para desenvolver técnicas e métodos para compreender os processos mentais de maneira a mudar comportamentos negativos. O principal objetivo da graduação é formar profissionais capacitados para atuar de modo crítico e reflexivo nas diversas áreas de inserção dessa profissão. 

Depois de formado, o psicólogo pode atuar em clínicas ou em instituições, auxiliando os sujeitos no manejo do sofrimento psíquico, das relações interpessoais, das emoções e da qualidade de vida. 

Em sua atuação, o profissional compromete-se com: sigilo profissional, respeito aos limites de sua atuação, imparcialidade, escuta qualificada, empatia e divulgação de conteúdos científicos de interesse social. Ser um bom ouvinte e ter uma escuta ativa, demonstrar empatia, pensamento livre de preconceitos e estereótipos, e interagir com as pessoas são fundamentais.

*com informações de Unit.br, Dicionário Oxford e Catho

 

Leia também: Benefícios e diferenciais do NAPPS para alunos e egressos EAD

Compartilhe: