V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Benefícios e diferenciais do NAPPS para alunos e egressos EAD

O Núcleo tem como principal missão, promover um ambiente acadêmico mais saudável e auxilia no desenvolvimento psicossocial, pedagógico e profissional.

às 14h32
Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial, Katia Maria Souza
Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial, Katia Maria Souza
Compartilhe:

Você sabia que o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) da Universidade Tiradentes (Unit), que atende alunos e colaboradores com deficiências, síndromes, transtornos ou vivências em situações de conflito que acabaram interferindo no processo de aprendizagem ou nas relações sociais comunitárias, também atende alunos da modalidade de Educação a Distância (EAD)? 

O Núcleo está disponível aos alunos ou aos gestores e tutores. O acesso é feito pelo próprio Magister, via Google For Education (pela ferramenta Google Meet), pelo WhatsApp ou e-mail.  Já os atendimentos são realizados por meio de entrevista de triagem, acolhimento pelo serviço social, atendimento com a psicóloga ou o psicopedagogo, e caso seja necessário, com intérprete de libras.

Atividades de Acessibilidade e Inclusão

O NAPPS tem como missão promover não só o ambiente acadêmico mais saudável e acessível, ao mesmo tempo em que auxilia no desenvolvimento psicossocial, pedagógico e profissional. Por isso, o Núcleo concede atividades de acessibilidade e inclusão aos alunos EAD, é o que diz a assistente social e coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial, Katia Maria Souza. 

“Algumas das nossas formas de acessibilidade ao atendimento do Napps consiste em provas e os conteúdos adaptados, o nosso atendimento é individualizado, principalmente com alunos cegos ou baixa visão, alunos com transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do Neurodesenvolvimento, etc”, enfatiza. 

Com a estimativa de seis anos atendendo alunos e colaboradores, e a depender da situação, seus familiares, confira algumas das ações oferecidas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS): 

  • Produz materiais informativos referentes a acessibilidade e inclusão
  • Disponibiliza espaços adequados ao atendimento dos discentes, seja psicológico, psicopedagógico, de tutoria e monitoria;
  • Amplia textos e material didático para alunos com Baixa Visão;
  • Acompanha as Tutorias;
  • Recebe relatórios de Monitoria;
  • Disponibiliza Intérprete de Libras para os alunos Surdos;
  • Acompanha alunos que necessitam fazer provas no Napas;
  • Propõe ações que envolvem a eliminação de barreiras físicas, arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais e metodológicas;
  • Encaminha alunos, colaboradores e familiares a rede de serviços da instituição, a exemplo da Clínica de Psicologia e Núcleo de Práticas Jurídicas e/ou rede externa como CAPS, DAGV, Conselho Tutelar, Conselhos de Direito, CRAS, etc.

Como ter acesso aos serviços?

Telefone: (79) 3218 2170/3218 2270

E-mail: Napps@unit.br

Leia também: Nutrição EAD: saiba mais sobre a graduação

Compartilhe: