ESTUDE NA UNIT
MENU

Qualidade acadêmica do curso de Biomedicina é destaque internacional

Biomédico conquistou a primeira colocação no Programa de Residência Multiprofissional em Assistência Cardiorrespiratória

às 13h52
Compartilhe:

Conquistas. Ao longo dos anos, o curso de Biomedicina da Universidade Tiradentes vem ganhando destaque por meio da qualidade acadêmica na formação de centenas de profissionais da área. Esses resultados ultrapassam barreiras. O último veio com o egresso Guilherme Mendes. O biomédico conquistou a primeira colocação no Programa de Residência Multiprofissional em Assistência Cardiorrespiratória. O egresso conquistou a única vaga do programa do InCor, residência mais concorrida da América Latina. 

Além do 1º lugar, Guilherme também conquistou outro êxito no processo seletivo da USP e ficou em terceiro lugar no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: Síndromes e Anomalias Craniofaciais no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – HRAC. O biomédico também foi aprovado no Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas da Universidade Federal de Sergipe. 

“O curso de Biomedicina da Unit, sem dúvidas, apresenta uma série de diferenciais importantíssimos para alavancar o primeiro passo de um profissional do mercado de trabalho”, declara Guilherme.

“É muito satisfatório entrar em uma universidade com uma primeira experiência de um curso e ver toda a sua estrutura, todo o material que está disponível para um crescimento acadêmico, seja em números de exemplares na biblioteca, a qualidade dos laboratórios, o número de microscópios, enfim, todo o suporte que um aluno precisa para vivenciar e se preparar para atuar brilhantemente”, acrescenta.

Para o biomédico, o curso carrega um grande diferencial quanto à vivência prática das disciplinas. “Seja em oportunidades de estágio em pesquisa no Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP, nos estágios conveniados com o Unit Carreiras que fazem a conexão que todo aluno deseja para ter um bom estágio, sem contar o Laboratório de Análises Clínicas da Unit, UnitLab, no qual todo aluno tem a oportunidade de vivenciar 500 horas práticas dos mais variados setores, não existe possibilidade de o aluno não vivenciar uma boa experiência prática no nosso curso”, enfatiza.  

Aprovado como estudante de Iniciação Científica no Laboratório de Biologia Molecular do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP, Guilherme permaneceu durante dois anos como voluntário, participando de dois projetos premiados. Mendes também participou de Ligas Acadêmicas, como a de Patologia e Histotecnologia – LIAPH –, na qual é um dos fundadores, e a de Circulação Extracorpórea – LACEC, única liga do estado.

“As oportunidades que a universidade nos fornece, sem dúvidas, resultam nos profissionais diferenciados que o curso de Biomedicina vem formando, e conseguimos um diferencial muito bom, que é nos formar com duas habilitações para atuar no mercado, sendo uma de nossa própria escolha com base no que mais nos familiarizamos na graduação”, complementa.

A grade curricular apresenta um modelo de estágio que permite ao aluno obter duas habilitações. “O curso de Biomedicina da Unit tem uma grade curricular bastante diferenciada. De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina, nós podemos graduar o aluno em trinta habilitações diferentes. A partir disso, inserimos disciplinas que possam contribuir e fornecer subsídios para que o acadêmico possa fazer esta opção durante o estágio”, salienta a professora Patrícia Almeida, coordenadora do curso de Biomedicina na Unit Sergipe.

“O primeiro estágio é obrigatório em análises clínicas. Já o segundo, também obrigatório, fica a cargo do aluno escolher a área que mais se identifica, como exemplos a Biologia Molecular, histotecnologia clínica, estética, banco sangue, imaginologia, entre outras áreas. Vale destacar que somos a única universidade no estado que possui um laboratório escola para a habilitação dos acadêmicos”, explica a docente. 

A instituição mantém acordo de cooperação técnica com hospitais, clínicas e laboratórios com o objetivo de inserir os alunos nos respectivos locais, oferecendo suporte e garantia da profissionalização. “Durante o estágio II, o aluno tem a oportunidade de aprender diversas competências e habilidades, além de demonstrar sua proatividade, inovação e criatividade, critérios fundamentais ao mercado de trabalho nos dias atuais e exigidos pelas empresas, desta forma, são retidos em sua maioria pelos locais onde realizam seus estágios”, assegura a coordenadora.

Além do segundo estágio, as monitorias, atividades acadêmicas, projetos de iniciação científica e intercâmbios oferecidos pela instituição tornam os currículos dos alunos diferenciados.

 

Corpo docente

Outro grande diferencial do curso de Biomedicina da Universidade Tiradentes é o corpo docente formado por mestres e doutores, profissionais altamente qualificados. “São profissionais que, a todo momento, estão nos dando a mão, não para nos tornar dependentes em nossa caminhada, mas sim para nos dar confiança e suporte necessários para chegar ao fim do curso e dizer: ‘estou pronto!'”, destaca Guilherme Mendes. 

“O corpo docente não é composto por simples professores, ele é composto pelos melhores profissionais, aqueles que conseguem diariamente somar uma vivência profissional que levaríamos anos para adquirir, o que é de suma importância, já que não basta apenas ter o conhecimento, mas saber como aplicá-lo no seu dia a dia”, frisa. 

Para o biomédico, o reflexo da atuação dos docentes é o grande sucesso dos egressos. “Hoje, bato no peito e estendo a bandeira que tive a satisfação de ser um aprendiz de cada um deles, não apenas professores, mas uma família. Profissionais que a todo momento, desde os primeiros períodos, atuam orientando de forma inspiradora como um bom profissional deve se comportar, carregando com eles o patriotismo de ser um biomédico, explorando cada uma das 31 habilitações que nos são competentes e de suma importância, inspirando a sempre buscarmos o melhor do quesito conteúdo e informação para sempre somar aos nossos pacientes”, finaliza.

Compartilhe: