ESTUDE NA UNIT
MENU

Qualificação profissional e mercado de trabalho

Estudos apontam que a garantia de bons salários está diretamente relacionada à competência adquirida pelo profissional através da sua formação universitária.

às 17h24
O relatório de 2016 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Education at a Glance 2016, aponta a educação e os recursos financeiros nela investidos como fator importante e indispensável para quem almeja aumento de salário a partir da formação universitária.
Capa do relatório
Capa do relatório
Compartilhe:

 

O documento revela o impacto da educação superior no mercado de trabalho no Brasil e reforça as estatísticas apontando que um trabalhador graduado chega a ganhar mais que o dobro do que aquele que possui apenas o ensino médio. O rendimento é ainda maior (cerca de quatro vezes), para trabalhadores com mestrado ou doutorado, se comparada essa qualificação àqueles que só concluíram o ensino médio.

Importante aspecto a ser considerado no relatório é que na medida em que se percebe o interesse do nosso mercado de trabalho em valorizar a educação, apenas 14 de cada 100 brasileiros adultos conseguem concluir o ensino médio. Estamos atrás de países da América Latina como Chile (21%), Colômbia (22%), Costa Rica (23%) e México (16%).

Todavia, o mesmo relatório aponta um dado promissor destacando que já existe uma tendência de evolução.  “Entre as pessoas com 25 a 34 anos, 16% chegaram ao Ensino Superior, enquanto que entre a geração mais velha, de 55 a 64 anos, apenas 11% alcançaram esse nível de graduação acadêmica. Ou seja, quanto mais jovem a geração, maior a porcentagem que chega à faculdade”, diz o relatório da OCDE. Ele também mostra a carência de profissionais nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Portanto, se o seu desejo é garantir sua vaga no mercado de trabalho invista o quanto antes numa graduação.

Comece já pesquisando sobre o curso que mais se identifica com o seu perfil e buscando alternativas que favoreçam o custeio da sua graduação. Uma delas e a possibilidade de aquisição de bolsa de estudos. Na Universidade Tiradentes você encontra todas as facilidades para sedimentar uma carreira de sucesso!

Compartilhe: