ESTUDE NA UNIT
MENU

Recursos Humanos: saiba mais sobre o mercado e o curso EAD 

O profissional de Recursos Humanos está em alta no mercado, isto porque este setor é considerado essencial pelos principais empresários do Brasil e do exterior

às 13h00
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Nenhum negócio funciona sem os colaboradores. O setor de RH tem o objetivo de executar ações para obter os melhores resultados possíveis em relação a isso. Dentre as principais atividades, recruta novos talentos, garante seus direitos legais, elabora estratégias de treinamento e capacitação, constrói planos de carreira, avalia performances, entre outras.

Mercado

O profissional de Recursos Humanos está em alta no mercado, isto porque este setor é considerado essencial pelos principais empresários do Brasil e do exterior, que reconhecem a importância de investir no desenvolvimento de RH e também em tecnologia para melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços. 

De acordo com a professora do curso de Administração EAD da Universidade Tiradentes, Tatiane Guimarães, os graduados nessa área podem atuar em setores diversos, como em empresas de indústria, comércio, educação, serviços, saúde, serviços bancários, turismo, dentre outros. “Podemos principalmente citar áreas de RH, consultoria de recursos humanos, planejamento, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, mediação de conflitos e avaliação e gestão de desempenho”, destacou.

Perfil

Para quem já estuda na área ou pensa em iniciar a graduação, a professora ressaltou que para ter destaque na área, além de uma boa formação, é preciso ter habilidades de hard skills e soft skills, trabalhar em equipe, ter facilidade de relacionamento interpessoal, inteligência emocional e resiliência. 

O perfil do profissional de RH que é valorizado e que as empresas desejam é o profissional que consegue entender que o seu papel está gerando resultados e fazendo com que as pessoas estejam satisfeitas. “Esse profissional entende as pessoas, gerenciar conflitos, é aquele que entende as relações, mas que ao mesmo tempo, ele conhece a estratégia da empresa. Por exemplo: se a empresa abrir uma nova unidade, o profissional de gestão de pessoas tem que estar ali junto para poder mostrar à empresa o que ela precisa em termos de competência de pessoas que tenham capacidade de gerar resultados atendendo a demanda específica daquela unidade”, ressaltou.

Graduação rápida e EAD

A graduação de Recursos Humanos tem duração de 2 anos, com a grade de disciplinas específicas de RH, na modalidade de ensino a distância, é ideal para quem deseja flexibilidade, economia financeira, otimização de tempo, pedagogia inovadora e inclusão.

A grade curricular aborda vários aspectos de administração de cargos e salários, administração de departamento pessoal e comunicação empresarial.

Com isso, o objetivo é que os estudantes cheguem no mercado de trabalho completamente aptos a:

  • Planejar e gerenciar estratégias de gestão de pessoas (recrutamento e seleção, treinamentos, desenvolvimento, salários, benefícios, etc);
  • desenvolver planos de carreira;
  • planejar e executar programas que tenham a qualidade de vida no trabalho como maior objetivo;
  • promover o desenvolvimento individual (funcionários), coletivo (equipes) e organizacional (cultura, políticas internas) de uma empresa;
  • elaborar e executar sistemas de avaliação eficientes e justos;
  • avaliar a necessidade de contratações e demissões.

Leia também: Saiba mais sobre o curso de Administração EAD e as possibilidades de atuação

Compartilhe: