O reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, foi homenageado na noite dessa quarta-feira, 9, com a Medalha do Mérito Maçônico. A mais representativa comenda maçônica foi concedida pela Loja Capitular Cotinguiba e a solenidade aconteceu na sede da Loja, no Centro de Aracaju. O nome do professor Uchôa foi escolhido por unanimidade.
“Meu encantamento com esta homenagem se justifica pela história desta instituição que, na opinião unânime dos historiadores sérios que a estudaram, é a mais verdadeira, descende de várias corporações de mestres pedreiros construtores de igrejas e catedrais, corporações formadas na Idade Média. Todo maçom está imbuído do propósito da construção do templo da virtude e da verdade, construção de si mesmo, do seu caráter e de sua personalidade. Da construção de uma vida melhor”, elogia o professor Uchôa.
Segundo o venerável mestre da Loja Maçônica Cotinguiba, Ibrahim Salim, a Medalha da Ordem Maçônica é uma homenagem àqueles que procuram contribuir para um mundo melhor. “O professor Uchôa tem uma história bonita em Sergipe, sempre se demonstrou progressista, embora tenha uma origem bem humilde, e construiu um dos maiores complexos educacionais do País. É um ícone da cultura, da educação, um homem respeitabilíssimo e também pratica a filantropia, ajuda a quem precisa e este é um dos objetivos da maçonaria”, comenta.
Assim como reitor da Unit, também foram agraciados com a honraria o empresário Albano Franco e o maçom Carlos Teles Sattler, decano mais antigo da Loja Cotinguiba.