No último dia 09, o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), professor Jouberto Uchôa de Mendonça, foi condecorado com mais uma homenagem. Dessa vez, recebeu título de sócio benemérito pela Academia Sergipana de Medicina (ASM), uma das honrarias mais relevantes.
A iniciativa fez parte das comemorações dos 30 anos de fundação da ASM. Para o médico, membro fundador da Academia e atual secretário geral, Dr Lúcio Prado Dias, a homenagem prestada ao reitor reflete os serviços prestados por ele, em nome da Universidade Tiradentes, à sociedade sergipana ao longo dos 62 anos de atividades da instituição.
“A homenagem a Uchôa com o título de sócio benemérito se justifica em reconhecimento ao grande valor que possui na história de educação de Sergipe, notadamente com a abertura do curso de Medicina dando oportunidade a mais sergipanos ingressarem num curso concorrido e com o padrão de excelência que o da Unit sempre possuiu. Inclusive, acompanhamos todos os obstáculos que enfrentou quando abriu o curso, sempre demos apoio, e Uchôa, por sua vez, sempre esteve presente e próximo da classe médica. Inclusive, ele prestou homenagem à ASM indicando o nome de acadêmicos aos laboratórios assim que a faculdade de Medicina começou a funcionar na Unit. Este foi um gesto perene para novas gerações. E agora chegou a vez da Academia prestar homenagem a Uchôa. E nada melhor que fazer nesta sessão de 30 anos”, explicou Dr. Lúcio Prado Dias, que foi designado a fazer a entrega da diplomação.
Segundo ele, a solenidade tornou o reitor da Unit um confrade da Academia Sergipana de Medicina (ASM) na qualidade de benemérito, enquanto personalidade que tem papel importante para a Academia. “Uchôa foi muito reverenciado, abraçado pelos médicos e agora seus confrades, foi um momento marcante para todos nós”, completou Dr. Lúcio.
O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa, não se conteve com a homenagem. “Toda honraria que recebo me deixa muito feliz e cheio de gratidão. São nessas horas que acredito como Deus foi muito generoso comigo. Ser lembrado por uma classe tão importante quanto a médica, do meu Estado, a ser um confrade em sua Academia, me enche de orgulho. Espero fazer jus ao título e estar sempre à altura dessa distinção perante a sociedade”, afirmou o professor Uchôa.
Na solenidade, ocorrida na Biblioteca Pública Epifânio Dória, todos os onze presidentes que já passaram pela ASM, desde o primeiro até o atual, também receberam uma distinção, nesse caso, a Comenda Acadêmico Gileno da Silveira Lima.
Leia mais: Unit promove primeira Escola Internacional de Verão com foco na formação docente