ESTUDE NA UNIT
MENU

Representante da Sobende realiza visita técnica na Unit

A representante do Departamento de Acreditação de Cursos da Sobende, Maria Helena Sant´Ana Mandelbaum, ainda ministrou aula em curso da pós.

às 20h50
Visita da representante da Sobende
Visita da representante da Sobende
Compartilhe:

O curso da Pós-Graduação de Enfermagem em Dermatologia é ideal para profissionais da área da saúde que têm afinidade com dermatologia e pretendem atuar na prevenção de lesões, tratamentos e cuidados com a pele do paciente. Para reafirmar a qualidade do curso oferecido pela Universidade Tiradentes (Unit), a representante do Departamento de Acreditação de Cursos da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (Sobende) e enfermeira especialista em Dermatologia Maria Helena Sant´Ana Mandelbaum, visitou a instituição para uma visita técnica.

“Um das missões da Sobende é estimular a formação de especialistas dentro da área da Enfermagem em Dermatologia com qualidade, competência e segurança. Então os cursos passam por um processo de acreditação e certificação. É um processo que a instituição se voluntaria para avaliação. Quando somos procurados pelas Universidades, percebemos que elas querem mostrar que o corpo docente, o conteúdo aplicado, a formação dos alunos reúne todos os critérios de excelência da Associação”, explica. 

A acreditação é uma atribuição de selo de qualidade aos cursos, por meio de avaliações, com critérios estabelecidos pelos países participantes do Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia e Venezuela. 

De acordo com Maria Helena, o processo tem três etapas. Primeiro a instituição faz a inscrição voluntária. A partir disso, os representantes da Sobende visitam as instalações, salas de aula, bibliotecas e laboratórios disponíveis para que os alunos aprendam habilidades técnicas. Também é avaliado a grade curricular, carga horária e o conteúdo programado para o curso estão de acordo com as exigências da Associação. Após todo o processo de avaliação, é feito um relatório final de visita in loco, feito por uma comissão de especialistas para conceder a acreditação do curso avaliado.

O coordenador geral da Pós-Graduação, Paulo Martins, ressalta a importância dos cursos da Unit buscarem esse selo para reafirmar a qualidade de ensino oferecida pela instituição. “A acreditação do curso de Enfermagem em Dermatologia representa um selo de qualidade importantíssimo por ser concedido pela Sobende e que nos traz  mais um elemento que nos diferencia no mercado. Esse processo de acreditação com a Sobende é uma espécie de raio-x de nossa estrutura, projeto pedagógico e pressupostos legais na formação  do especialista e que pouquíssimas instituições possuem”, ressalta.

Pós Unit

A representante do Departamento de Acreditação de Cursos da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (Sobende), professora Maria Helena Sant´Ana Mandelbaum, aproveitou a visita à Unit  para ministrar uma aula sobre doenças imuno-bolhosas no curso de  Pós-Graduação de Enfermagem em Dermatologia. 

“É necessário estudar a causa e tratamentos de doenças de pele. Principalmente as imuno-bolhosas que são consideradas pela dermatologia uma das doenças mais graves. E é importante que o enfermeiro esteja preparado para atender pacientes que apresentam sintomas desse quadro, além disso, é o enfermeiro que faz todo o processo de conscientização dos tratamentos. Estar preparado para isso é primordial”, ressalta.

A pós-graduação em Enfermagem em Dermatologia da Unit capacita enfermeiros para exercerem funções em um campo de atuação amplo, focado em procedimentos que incluem casos de feridas, úlceras e ostomias; cuidados em lesões causadas por doenças infecciosas; assistência em procedimentos estéticos e entre outros.

As aulas são realizadas mensalmente às quintas e sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 16h. 

Neste semestre, a matrícula está com o valor promocional de R$ 69 + 20% de bolsa nas parcelas até o final do curso. Egressos da Unit também pagam R$ 69 na matrícula, com um benefício a mais: 25% de bolsa nas demais mensalidades.

Para mais informações, acesse o site.

 

Leia mais: Ministro do TST participa de aula em curso de Pós-Graduação

Compartilhe: