ESTUDE NA UNIT
MENU
Menu Principal

Representantes da TV Atalaia visitam instalações da Universidade Tiradentes

O objetivo da visita é fortalecer a parceria existente há mais de 20 anos, com a perspectiva de ampliá-la em outras frentes.

às 20h03
Compartilhe:

Na tarde desta terça-feira, 29, o vice-reitor da Universidade Tiradentes (Unit), professor Jouberto Uchôa Junior, ao lado do diretor acadêmico da Unit, professor Marcos Wandir Lobão e do diretor-presidente do Tiradentes Innovation Center (TIC), Domingos Machado, recebeu o superintendente do Sistema Atalaia de Comunicação, Augusto Franco Neto e o diretor de Tecnologia e Inovação do Sistema Atalaia de Comunicação, Jonh Eric dos Anjos. 

A visita dos representantes da TV Atalaia às instalações do campus Aracaju Farolândia reforça o compromisso das instituições com a comunicação social. “Os últimos 25 anos de parceria com a TV Atalaia e nosso curso de Jornalismo, por meio do ‘Unit Notícias’, tem sido muito mais do que uma vitrine para o talento dos nossos estudantes e compromisso do nosso corpo docente com a qualidade de ensino. Portanto, esta visita de hoje representa, sobretudo, o sucesso dessa trajetória até aqui e, mais ainda, das transformações que ela continua gerando, por meio das possibilidades futuras”, afirma o vice-reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa Junior.

A agenda contou com visita às instalações do TIC e do Complexo de Comunicação Social, vinculado aos cursos de Comunicação da Universidade, visando parcerias futuras. Na oportunidade, o Tiradentes TechPark foi apresentado. “Aos representantes da TV Atalaia, mostramos um pouco do centro de desenvolvimento e fortalecimento de negócios inovadores, unindo ciência, tecnologia e sustentabilidade”, aponta Domingos Machado. 

“Gostamos muito do que vimos na visita guiada por Junior no Tiradentes Innovation Center e, depois, pelo professor Marcos, conhecemos toda a parte do CCS. A visita foi proveitosa. Sempre tivemos uma boa relação com a Unit, não é de hoje. Desde 2000, temos uma troca de conhecimento, em que os alunos aprendem em sala de aula e testam na prática no telejornal laboratório, exibido pela TV Atalaia. Depois que se formam, geralmente conseguimos aproveitar alguns alunos para compor nosso quadro da TV. Saber que poderemos ampliar essa parceria com a Unit é motivo de alegria para nós”, pontua o superintendente do Sistema Atalaia de Comunicação, Augusto Franco Neto.

Para o professor Marcos Wandir, as possibilidades de novas parcerias com a emissora ampliam o alcance da nossa missão acadêmica. “Se nos últimos 25 anos temos certeza que conseguimos formar gerações de profissionais preparados e conscientes do papel social da Comunicação, por meio da parceria entre a Unit e a TV Atalaia e seu telejornal laboratório ‘Unit Notícias’, imaginamos um futuro ainda mais promissor”, considera o diretor acadêmico da Unit. “Acreditamos que, juntos, podemos ir além da formação técnica: podemos formar cidadãos protagonistas, que usem a comunicação como ferramenta de transformação”, finaliza Wandir.

4 mil edições do Unit Notícias

Na área do Jornalismo, nada substitui a prática. É por isso que espaços como estúdios de rádio e TV dentro das universidades são indispensáveis. Na Universidade Tiradentes (Unit), os alunos do curso de Jornalismo contam com o Complexo de Comunicação Social (CCS), onde diariamente transformam teoria em prática, seja na frente das câmeras, na edição ou realizando apurações em campo. É nesse ambiente que nasceu o Unit Notícias, um dos projetos de extensão mais consolidados e duradouros da instituição.

Esse é o único telejornal-laboratório produzido por estudantes e docentes de uma universidade privada que é exibido em TV aberta. Criado no ano 2000, o projeto tem como missão proporcionar aos alunos uma experiência fiel ao cotidiano do telejornalismo, em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais e as exigências do mercado. No último dia 23 de abril, o telejornal chegou à marca de 4 mil edições sem jamais interromper sua produção, nem mesmo durante o período crítico da pandemia de Covid-19.

Mais do que números, o que o Unit Notícias representa é a importância de investir em projetos de extensão como ferramenta essencial na formação de profissionais críticos, éticos e preparados para o mercado. Em tempos marcados pela avalanche de fake news e desinformação, formar jornalistas com experiência prática, compromisso com a verdade e responsabilidade social é urgente.

Leia mais: Unit Notícias alcança marca de 4 mil edições e reflete a excelência na formação

Compartilhe: