ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba como manter a rotina de exercício físico durante pandemia

Unit Esportes incentiva práticas esportivas com aulas on-line. Aulões abertos também oferecem ginástica funcional e circuito de abdominal.

às 14h42
Compartilhe:

A pandemia do novo coronavírus trouxe diversas adaptações para a rotina de toda a população. Com as recomendações para ficar em casa durante a quarentena, os hábitos e cuidados com a saúde precisaram se reinventar. Por causa dos decretos, as academias estão temporariamente fechadas e diversos espaços públicos utilizados para a prática de atividades esportivas também sofreram restrições. 

Foi, a partir daí, que a forma de se movimentar e manter o exercício físico em dia mudou. Lives com os profissionais ganharam espaços e afastar o sofá para estar ativo nunca fez tanto sentido. O cuidado com a saúde vem sendo destaque durante a quarentena. Ações, como a do Unit Esportes, incentivam práticas esportivas com aulas on-line.

“Desde quando iniciou a quarentena, implementamos um cronograma com diversas aulas diariamente para as pessoas que já participavam das nossas ações presenciais, como clube de corrida, musculação, natação e treinamento funcional. São quatro horários com professores de Educação Física do Unit Esportes”, comenta o professor Walter Thiessen, coordenador de Esportes da Universidade Tiradentes.

“Por meio de ferramentas como o Hangout, os professores observam atenciosamente os alunos, para verificar se eles fazem os movimentos corretamente, de acordo, inclusive, com o condicionamento, pois eles já tinham o acompanhamento presencial. É uma forma de motivar e também prosseguir com o trabalho já realizado. Nas aulas, utilizamos equipamentos que encontramos dentro de casa. São treinos funcionais, alongamentos, circuito de abdominal, flexibilidade e diversas atividades que os professores elaboram a cada semana”, acrescenta.     

“As lives do Unit Esportes estão me ajudando muito na motivação para me manter ativo fisicamente. E mais, interagimos com as outras pessoas, mesmo remotamente, e isso acaba nos mantendo psicologicamente e emocionalmente mais equilibrados durante o isolamento social. Um verdadeiro impacto positivo no corpo e na mente”, declara José Rabelo, gerente do Tiradentes Innovation Center.

Já para aqueles que não estão inscritos nos programas do Unit Esportes, o departamento também oferece aulões abertos pelo YouTube: “Neste caso, o professor disponibiliza o exercício físico para quem está iniciando e também faz adaptação com mais intensidade para as pessoas que já praticam alguma atividade física. São sempre duas opções para o público, iniciantes e mais avançados”, salienta Thiessen.     

“Já podemos observar, por conversas com profissionais da área, reuniões virtuais e alguns estudos, que o nível de sedentarismo após a quarentena irá diminuir. Com isso, queremos contribuir para que as pessoas iniciem suas atividades para dar prosseguimento após este período”, finaliza. 

Na programação dos aulões abertos, amanhã, dia 13, às 8 horas, acontecerá um treino de funcional, e no próximo dia 18, às 18 horas, um circuito abdominal. As aulas são transmitidas pelo YouTube da Universidade Tiradentes. 

Mais informações pelo site do Unit Esportes

Compartilhe: