ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba mais sobre o treinamento e o desenvolvimento de pessoas

Investir em conhecimento e atualização profissional, com cursos e treinamentos voltados ao desenvolvimento do colaborador, traz retorno para as empresas

às 13h20
Os programas de desenvolvimento de uma empresa devem ser voltados para gerar mudanças (Unsplash)
Os programas de desenvolvimento de uma empresa devem ser voltados para gerar mudanças (Unsplash)
Compartilhe:

O Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T & D) é uma das habilidades dos Gestores em Recursos Humanos. Se novas competências são necessárias para o crescimento da organização, mas não há interesse ou não é o momento de novas contratações, investir em educação e formação para incrementá-las entre os profissionais da casa pode ser a solução.

Com este desafio à frente, é necessário identificar as lacunas existentes e planejar um programa de treinamento, algo pontual, de curto prazo. Posteriormente, um plano de desenvolvimento, com ações de longo prazo, irá auxiliar o funcionário no seu crescimento profissional a partir das suas dificuldades ou fraquezas. 

A aprendizagem ocorre em nível individual, mas o efeito deverá ser sentido coletivamente. O investimento trará retorno na eficiência e entregas do trabalho. Ao proporcionar o crescimento pessoal e profissional do seu time, a empresa cria uma vantagem competitiva no mercado. Ter colaboradores buscando por inovação é uma chance de alavancar modelos de negócio

Trata-se de um processo de grande potência, tanto para os envolvidos diretamente, incluso aí o profissional de RH que lidera o processo, quanto para a empresa. É importante, contudo, que os participantes sintam-se engajados com a proposta e queiram participar consensualmente e não de forma imposta pela liderança. 

Desenvolvimento organizacional

Os programas de desenvolvimento de uma empresa devem ser voltados para gerar mudanças, deixando as coisas diferentes ao final do processo, e isso se refletirá no bem da empresa. É importante ter planejamento para investir em treinamentos e cursos de forma constante, para acompanhar o ritmo das transformações externas. 

Com as constantes e rápidas mudanças no mercado, a crescente competitividade é inevitável para uma gestão investir em educação, formação e desenvolvimento pessoal, sob o risco de sofrer com a desatualização do seu efetivo. É preciso se antecipar às situações e não apenas reagir às necessidades impostas pelos novos conhecimentos. 

Avaliar o desempenho dos colaboradores ajuda a identificar as áreas que necessitam serem treinadas. Mas não apenas os colaboradores podem aprender, a empresa também adquire competências para se adaptar às mudanças e inovações do contexto em que ela está inserida. 

Processos de T & D vem ser um pensamento estratégico e integrado à cultura organizacional. É necessário investir constantemente para treinar, motivar e manter os colaboradores engajados e felizes com o ambiente de trabalho e assim eles serão os maiores promotores da empresa na imagem externa que a empresa possui.

Habilidades interpessoais

Cada vez mais a área de gestão de pessoas aposta em treinamentos de habilidades interpessoais, incluindo aqueles voltados ao crescimento pessoal no escopo dos cursos internos. Autoconhecimento, inteligência emocional e empatia são temas atualmente valorizados nas empresas, que buscam empoderar seu time para a busca de soluções de problemas corporativos. 

Estas áreas proporcionam ganho de qualidade nos relacionamentos e no trabalho em equipe. A partir do desenvolvimento da autogestão é possível trabalhar competências como a gestão das emoções, a adaptabilidade, orientação para realização e crescimento, e a consciência organizacional, entre outras que vão impactar na melhoria das relações de trabalho. 

Com as transformações pelas quais o mundo do trabalho está passando, as empresas que se preocupam com o futuro mantém uma gestão mais voltada para as pessoas, e não apenas para os resultados. Os colaboradores são a chave do sucesso para a sua empresa e por isso mesmo devem ser alvo de constante investimento, assim sendo possível desenvolver equipes de alta performance.  

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: