ESTUDE NA UNIT
MENU

Saúde mental do estudantes universitários precisa de mais atenção

De acordo com a Andifes, oito em cada dez estudantes universitários tem ou já tiveram algum problema de saúde mental

às 12h27
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Nova rotina, prazos, pressão interna, malabarismo entres os estudos, vida profissional e pessoal acaba sendo um conjunto de fatores que faz com que o aluno desenvolva alguns problemas de saúde mental. De acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), oito em cada dez universitários tem ou já tiveram algum problema de saúde mental ou emocional desencadeado pela vida acadêmica.

A saúde mental dos estudantes é tópico importante para a Universidade Tiradentes (Unit). Para a psicóloga do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps), Ana Olivia Freire Sotero de Menezes, os problemas de saúde mental são mais comuns entre jovens porque estão na fase de mudança e amadurecimento. E nessa fase é comum ter dúvidas.

“O momento da juventude é um momento de mudança. E a mudança sempre é um momento crítico, há mais pressão e questões geram aflições, e consequentemente desencadeiam problemas de saúde mental como estresse, ansiedade e depressão. O não tratamento dessas patologias tende a piorar. E quando se está em um momento de crescimento social e profissional o seu futuro fica comprometido. Então, é necessário identificar o problema para depois tratar”, destaca.

A psicóloga ainda explica que o jovem, principalmente os estudantes universitários, estão na fase de dúvidas, e com isso, as tensões. Mas existem maneiras de contornar os sintomas físicos.  “Vivemos em um mundo muito mental e esquecemos de cuidar do físico. O que as pressões emocionais e psicológicas. O primeiro ponto para aliviar essas tensões é a prática de atividade física. O segundo passo é procurar um lugar de apoio. Um local que se sinta seguro para pedir ajuda, se abrir e expor os sentimentos que causam aflições”, aponta.

O coordenador da área de esportes da Universidade Tiradentes, Walter Thiessen, frisa a importância de manter o corpo em movimento. “A Unit promove o esporte na instituição através do programa Unit Esporte. Oferecendo algumas atividades esportivas como a corrida, natação dentro do Complexo Esportivo. Também está sempre promovendo campeonatos e eventos para os alunos e também para atletas de fora. E quando há essa promoção, os campeonatos estimulam que as pessoas pratiquem mais exercícios para estarem aptos para competir. Então isso também é uma forma de incentivar a prática esportiva. 

“O retorno que temos dos alunos é muito importante. Todo mundo sabe que a prática esportiva é um aliado muito grande no desenvolvimento intelectual, mental, na concentração, melhorar o sono. Um conjunto de benefícios para melhorar a qualidade de vida. Para incentivar ainda mais a prática esportiva na Unit, firmamos uma parceria com as atléticas para que os estudantes possam realizar seus treinos, promover campeonatos entre eles. Tudo para que eles estejam se movimentando para o bem da saúde física e mental deles” afirma. 

Atendimento Napps

Para a coordenadora do Napps, a assistente social Kátia Maria Araújo Souza, é fundamental acolher e entender a necessidade dos alunos.  “O Napps foi criado para dar suporte aos alunos da Universidade Tiradentes. Com o passar dos anos procuramos nos qualificar para atender alunos com deficiências para promover não só o ambiente acadêmico mais saudável e acessível, mas também para auxiliar os alunos no desenvolvimento psicossocial, pedagógico e profissional”, ressalta.

Os interessados em serem atendidos pelo Napps podem marcar uma entrevista pelo Telefone: (79) 3218 2170/3218 2270 ou pelo e-mail: Napps@unit.br

 

Leia mais: Incluir na rotina bons hábitos melhora a saúde mental

Compartilhe: