ESTUDE NA UNIT
MENU

Segmento da Estética Avançada cresce no país e gera cenário de oportunidades profissionais

No último ano, o quantitativo de pessoas que já optaram por tratamentos deste tipo aumentou em 390%

às 13h42
A especialização em Estética Avançada não apenas abre portas para uma carreira promissora, como também contribui para que o setor ganhe ainda mais força no país
A especialização em Estética Avançada não apenas abre portas para uma carreira promissora, como também contribui para que o setor ganhe ainda mais força no país
Mariana de Santana - docente do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Estética Avançada da Universidade Tiradentes (Unit)
Maria Reinalda Sousa conta que está apaixonada pelo curso
José Edvaldo Siqueira optou pela especialização ainda no terceiro ano da faculdade Enfermagem
Daniele Araújo
Compartilhe:

A busca pela beleza, autoestima e bem-estar nunca estiveram tão em alta no Brasil. No último ano, o número de brasileiros e brasileiras que recorreram a procedimentos estéticos para prolongar a saúde da pele aumentou 390%, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, divulgados pela versão online do jornal O Estado de Minas. A tendência também é forte entre os jovens. Conforme revelado pela revista Veja, 80% dos entrevistados de uma pesquisa conduzida pela empresa de análise de mercado HSR, com idade entre 18 e 25 anos, assumiram ter o desejo de fazer uso dessas práticas para pequenas correções. 

É com um olhar voltado a este panorama que a Estética Avançada segue ganhando cada vez mais destaque no Brasil. O termo se refere ao campo especializado da estética que se concentra em tratamentos e procedimentos de alta tecnologia para o cuidado com a pele, rejuvenescimento, assim como a harmonização facial e corporal. Diferente dos tratamentos convencionais, que muitas vezes se limitam a técnicas manuais e produtos cosméticos, esta prática envolve o uso da tecnologia, por meio de equipamentos modernos, substâncias químicas específicas e técnicas minimamente invasivas.

Nesta perspectiva, impulsionado pelo crescimento do mercado da beleza e das novidades em produtos que costumam chegar anualmente às prateleiras, o setor tem se reinventado e buscado, principalmente, oferecer procedimentos ainda mais sofisticados e com resultados satisfatórios para os clientes. No entanto, essa significativa expansão faz aumentar também a necessidade de profissionais qualificados e antenados com o que há de mais inovador na área. 

“Essa é uma pós-graduação voltada para profissionais que trabalham com estética, assim como farmacêuticos, fisioterapeutas, esteticistas, biomédicos e enfermeiros. Os alunos têm contato tanto com a parte injetável, quanto com a parte não injetável, a partir de disciplinas que vão desde a análise funcional da pele até a parte de injetável, que inclui toxina botulínica, preenchedores, fios, bem como a harmonização facial, de fato”, explica a docente do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Estética Avançada da Universidade Tiradentes (Unit), Mariana de Santana.  

Na última sexta-feira, 21, os alunos dessa turma tiveram a oportunidade de participar da primeira aula prática do curso. O encontro foi marcado pelo entusiasmo e pela dedicação dos estudantes, que puderam aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Este foi o caso da egressa do curso de enfermagem da Unit, Maria Reinalda Souza, que chegou a se matricular em uma outra especialização, mas que teve o amor pelo campo da estética falando mais alto.

“Está sendo uma experiência incrível para mim. Quando eu fiz enfermagem, estava determinada a atuar em hospital mesmo. Aí eu formei, colei grau, estava fazendo uma pós online em oncologia, até que surgiu esse curso na Unit e já pensei logo em me matricular. Sou suspeita pra falar, pois me sinto apaixonada pelo curso, tanto que mesmo convidada por outra instituição de ensino, permaneci com a Unit, pois já conheço os procedimentos e o comprometimento que a universidade tem com os alunos. Estou realmente muito apaixonada pelo curso”, comenta a estudante. 

Recém-chegado a área da enfermagem, José Edvaldo Siqueira conta que chegou a cursar em uma outra instituição de ensino, mas que a troca pela Unit serviu para agregar ainda mais valor à sua formação, levando em consideração aspectos como a experiência docente e o currículo das disciplinas ofertadas.  

“Esse é o nosso quarto módulo e minha experiência aqui está sendo fantástica, especialmente por perceber que a Unit tem uma infraestrutura bem melhor, as aulas são sempre ótimas e o conteúdo é bastante proveitoso. Quando eu entrei na faculdade, fiquei em dúvida entre as áreas de dermato e cirúrgica. Aí eu descobri que a enfermagem também poderia trabalhar na parte da estética, e como eu sou muito apaixonado por tudo que envolve pele em si, eu passei a ter certeza do que queria fazer ainda no terceiro ano da faculdade”, compartilha José Edvaldo. 

A especialização em Estética Avançada não apenas abre portas para uma carreira promissora, como também contribui para que o setor ganhe ainda mais força no país. Neste sentido, a formação de profissionais qualificados, conforme ressaltado pela professora Mariana, é crucial para atender a uma crescente demanda por serviços estéticos, garantindo que esses procedimentos contem com o máximo de eficiência e, sobretudo, segurança em cada uma de suas etapas. 

“Eu não tenho dúvidas que, por meio da pós-graduação ofertada pela Unit, esses profissionais vão sair mais do que capacitados para se entregar no mercado de trabalho, por meio de professores que já são referência na área de saúde e estética e, por este motivo, estão aptos a dar um bom treinamento e preparar esses alunos da melhor forma. Também não podemos esquecer de toda a infraestrutura que a universidade tem a oferecer, da teoria à prática”, pontua a docente. 

Para além de uma formação sólida e prática, os exemplos daqueles que não abrem mão de fazer o que gosta também servem para inspirar outros que almejam o sucesso na área, caso por exemplo da enfermeira e egressa da Unit, Daniele Araújo. 

“A estética é um amor para mim e a gente tem que fazer algo que a gente ama, não é isso?! Inicialmente, seria minha segunda opção, mas depois percebi que é uma área que realmente gosto bastante. Primeiro, por gostar muito de lidar com pessoas e, depois, pela questão da autoestima, pois ver alguém de bem consigo mesmo é algo gratificante. Isso me motivou a escolher este curso e só posso dizer que tem sido maravilhoso”, destaca a aluna. 

Leia mais:

A faculdade de estética é um diferencial para alavancar sua carreira no mercado de trabalho

Paixão pela estética faz jovem trocar Direito por Odontologia

Compartilhe: