A presença cada vez mais marcante das pessoas no mundo virtual exigiu que alguns cuidados fossem adotados para a proteção daqueles que usufruem no mundo digital. É possível fazer praticamente tudo na internet, o que provocou um aumento expressivo de fraudes e golpes no ambiente virtual.
O Brasil está entre os países do mundo com a maior taxa de crimes virtuais por e-mail, uma realidade que demonstra a necessidade real e urgente das empresas protegerem os seus sistemas computacionais internos e oferecer operações seguras para os seus clientes. Nesse contexto, os egressos do curso de Segurança da Informação encontram um mercado aquecido e com muitas possibilidades.
De acordo com o professor tutor do curso de Segurança da Informação da Universidade Tiradentes (Unit), todo esse movimento comprova a necessidade de empresas investirem em segurança e em operações para seus clientes e funcionários. Por meio do curso superior de Tecnologia em Segurança da Informação que a Universidade Tiradentes (Unit) oferece no modelo de Ensino a Distância (EAD), é possível profissionalizar-se no assunto.
O curso, distribuído ao longo de cinco períodos, possibilita que os alunos desenvolvam diversas competências acerca da segurança da informação, de forma ética e responsável, focando em seus desenvolvimentos como futuros analistas e especialistas em cibersegurança.
Funções
O profissional formado em Segurança da Informação tem o papel de fornecer soluções para os problemas digitais em diversas empresas. De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações, as funções e especificidades essenciais deste profissional são:
- Fazer um levantamento prévio acerca das necessidades de segurança de uma empresa;
- Desenvolver a segurança da informação, mediante padrões, políticas e práticas;
- Formar equipes de projetos na área;
- Gerenciar ambientes computacionais, documentando rotinas e projetos e controlando os níveis de serviço de sistemas operacionais;
- Oferecer assistência técnica no uso de equipamentos e programas computacionais;
- Configurar e instalar recursos e sistemas computacionais;
- Controlar a segurança do ambiente computacional;
- Administrar projetos e operação de serviços de tecnologia da informação;
Atuação
O curso também será responsável por capacitar o profissional para trabalhar em diversas vertentes do mercado, como:
– Segurança Corporativa: o profissional vai atuar na proteção dos dados de uma empresa
– Segurança Forense: coletando provas digitais em laudos jurídicos;
– Inteligência de Estado: atuando em órgãos governamentais, como a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN);
– Desenvolvimento de Softwares de Segurança: analisando programas maliciosos e desenvolvimento de códigos.
O curso
O curso de Segurança da Informação é uma formação tecnológica que dura em média dois anos, e as matérias permitem que o aluno tenha a capacidade de estabelecer critérios e instrumentos de gestão para a criação de estudos acerca de pareceres técnicos, laudos e perícias, proporcionando, assim, o estabelecimento de soluções para tecnologia da informação.
Na modalidade de ensino a distância o estudante desse curso terá acesso às aulas e aos materiais complementares por meio de seu computador ou smartphone. Por meio das disciplinas do curso, os alunos de Segurança da Informação aprendem acerca dos diversos métodos e análises de códigos de programação. Confira algumas delas:
- Auditoria de Sistemas;
- Banco de Dados;
- Certificação Digital;
- Computação Forense;
- Comunicação Aplicada;
- Criptografia;
- Desastre e Recuperação;
- Desenvolvimento Sustentável;
- Economia e Mercado;
- Empreendedorismo;
- Estatística;
- Estudos Disciplinares;
- Fundamentos de Sistemas Operacionais;
- Gestão da Qualidade;
- Gestão e Análise de Riscos;
- Gestão Estratégica de Recursos Humanos;
LGPD
A atuação desse profissional fornece ajuda como proteção de informações confidenciais em redes de computadores e também na computação em nuvem, visto que todas informações online atualmente são compartilhadas e registradas.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante uma maior proteção nesse ambiente virtual, protegendo os direitos de liberdade e privacidade de usuários, diante das regras estabelecidas para acesso, a profissão ganhou ainda mais espaço.
Segundo o professor tutor do curso de Segurança da Informação da Unit, existem algumas garantias quando a lei é aplicada. “A garantia da solicitação de exclusão de dados, transferência de dados para outro fornecedor, dentre outros. Sabendo que o tratamento dos dados deve ser feito de acordo com alguns requisitos, como finalidade e necessidade a ser acordado previamente com o titular”, pontua.
Leia também: TCC no EAD: veja algumas dicas para desenvolver o trabalho