ESTUDE NA UNIT
MENU

Semana Mundial do Aleitamento Materno em Sergipe será virtual

Iniciativa realizada pela Universidade Tiradentes, de 03 a 07, é totalmente gratuita e virtual. Empoderar mães e pais e favorecer a amamentação são alguns dos pilares do evento

às 16h12
Hora do mamaço de 2020 será virtual e mães podem participar. (Foto: Acervo Unit)
Hora do mamaço de 2020 será virtual e mães podem participar. (Foto: Acervo Unit)
Compartilhe:

Por Raquel Passos

De acordo com dados divulgados em 2019 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), apenas quatro em cada dez bebês no mundo são alimentados exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Pensando nisso, em agosto acontecerá a 29ª Semana Mundial de Amamentação em 170 países. 

Em Sergipe, será a quinta vez que a Universidade Tiradentes realiza o evento em parceria com Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Totalmente virtual, acontecerá de 03 a 07 de agosto, iniciando o Agosto Dourado que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Com o tema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”, o objetivo é aumentar a prevalência do aleitamento materno exclusivo e, consequentemente, reduzir a mortalidade e morbidade infantil. 

De acordo com a professora do curso de Medicina da Unit e uma das organizadoras da Semana, Izailza Matos, a intenção é expandir o ato de amamentar para que todos se sintam envolvidos, inclusive os pais. “Desde 2015 que a Unit faz o evento e tem essa pretensão de aumentar a prevalência do aleitamento materno e diminuir a mortalidade infantil”, pontua.

A programação em Sergipe, idealizada pelos cursos de Enfermagem e Medicina da Unit, terá início no dia 03 de agosto com representantes da Sociedade Sergipana de Pediatria. O primeiro momento contará com uma mesa multidisciplinar que tratará sobre: “Apoio ao aleitamento materno por um planeta saudável”.

Ainda de acordo com a Unicef, os benefícios da amamentação para crianças e mães são bastante amplos, como: ajuda no desenvolvimento saudável do cérebro em bebês e crianças pequenas, protege crianças contra infecções, diminui o risco de obesidade e doenças, reduz custos de assistência médica ou protege lactantes contra câncer de ovário e câncer de mama. 

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Aracaju, Estância e Itabaiana compõem a programação da semana que segue até dia 07, quando a tão aguardada ‘hora do mamaço’ acontecerá de forma virtual, a partir das 20h, para conscientizar sobre a importância da amamentação em Sergipe.

Para participar da hora do mamaço, as mães que amamentam podem enviar uma mensagem para os números de WhatsApp: 79 99813-0060 ou 79 99981-4776 e informar o interesse em contribuir com este momento.

Confira aqui a programação completa. Inscrição é gratuita em: www.unit.br/lives

Compartilhe: