Com a intenção de mobilizar pedagogos para motivar, capacitar e qualificar profissionais inseridos no contexto escolar da educação física, o Comitê Paralímpico Brasileiro realizará o 2º Seminário Internacional Paralímpico Escolar. A instituição sem fins lucrativos juntamente com a Academia Paralímpica Brasileira (APB) escolheram Aracaju para realizar a edição 2019 entre os dias 18 e 21 de julho, no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes.
Os profissionais interessados na temática ainda podem submeter trabalhos, pois o prazo foi prorrogado até este dia 30 e os dez melhores serão premiados. O objetivo do evento é formar educadores voltados para inclusão, na possibilidade de lapidar novos atletas para representar o país nas próximas paraolimpíadas.
De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes, professora doutora Juliana Cordeiro Cardoso, é mais que necessária a mobilização. “No sudeste existem clubes, associações desportivas que desenvolvem o lado esportivo de alunos com deficiência. A ideia central transmitida pelo representante do Comitê, em recente encontro, é difundir e formar educadores que se sensibilizem sobre o tema e preparando um futuro paratleta”, suscita Cardoso.
2º Seminário Internacional Paralímpico
O evento estabelecerá conexões entre o saber prático e o científico e reunirá acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia e Educação Física, além de profissionais que atuam nos diversos níveis do sistema regular de ensino e na prática paradesportiva, bem como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
“O seminário irá compartilhar conhecimentos e ferramentas específicas sobre como integrar as práticas esportivas com políticas pedagógicas de inclusão, que eliminam barreiras e promovem acessibilidade. O mercado atual é muito seletivo, então a proposta do evento é capacitar, qualificar e habilitar esses profissionais e acadêmicos para atuar na área de iniciação esportiva adaptada de crianças e adolescentes com deficiência”, destaca o professor doutor Estélio Dantas.
Conferências, mesas-redondas e minicursos fazem parte da programação. Temáticas como “Atividades Facilitadoras de Inclusão por Meio do Esporte Paralímpico na Escola”; “Aspectos Médicos do Esporte Paralímpico”; “Conceitos e Terminologias Relativos às Pessoas com Deficiência a serem utilizados pela Mídia”; e “Metodologia de Iniciação ao Paradesporto na Escola” serão debatidos no evento.
O 2º Seminário Internacional Paralímpico Escolar conta também com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura.
Inscrições
O valor da inscrição é de R$50 por participante (taxa única) e inclui a participação geral no evento, com o acesso aos minicursos e a submissão de trabalhos científicos.
Os interessados podem se inscrever e conferir a programação completa no site do evento.