V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Shopping Grátis faz mobilização para doações

Durante toda a semana, alunos, professores e colaboradores poderão conhecer um pouco mais da ideia e deixar sua contribuição

às 21h26
Compartilhe:

O Shopping Grátis está próximo de abrir suas portas para a comunidade acadêmica, e a equipe que coordena as atividades do shopping irá fazer uma semana de mobilização para arrecadar doações antes do dia 10, quando acontece a inauguração. Qualquer objeto em bom estado de uso pode ser doado. O Shopping Grátis é uma iniciativa da Universidade Tiradentes e será um espaço onde as pessoas podem doar produtos que não utilizam mais ou retirar outros que sejam do seu interesse, de forma solidária, sem o uso de dinheiro.

“O céu é o limite. Pode ser livro, dvd, cd, brinquedo, eletrodoméstico. Vamos renovar as energias do nosso ambiente”, explica a professora Luciana Rodrigues, coordenadora do programa “Conduta Consciente” da Unit. Para ela é importante que as pessoas acreditem na ideia. “Queremos trabalhar a cultura do desapego. Não é troca. O princípio é  ‘hoje posso deixar algo e não levar nada e amanhã eu posso só levar’”, diz.

A partir desta terça-feira, 1º, a equipe do Shopping Grátis irá levar a ideia a todos os alunos, professores e colaboradores. “Vamos começar uma grande mobilização, visitaremos todas as salas de aula, de professores, para que no dia 10 tenhamos uma grande inauguração”, afirma a professora.

 

Pioneiro

O Shopping Grátis é uma iniciativa pioneira entre as universidades brasileiras. Foi idealizado pelo reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, com base em um projeto da comunidade da ilha de Nantucket, nos EUA, que recicla 90% de tudo o que produz e dispõe de um espaço para doações e retiradas de produtos de segunda mão. O projeto norte-americano foi apresentado pelo programa Globo Repórter, na edição de 2 de outubro de 2015.

O Shopping Grátis da Unit funcionará no Campus Aracaju Farolândia da Unit – ao lado da Gráfica Gutemberg – de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 19h30. O espaço será inaugurado oficialmente no próximo dia 10 de março, mas a partir da próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, já estará aberto para receber doações. Qualquer produto de segunda mão, em bom estado de conservação.

 

 

Compartilhe: